Sorteio garante sonho da casa própria a 240 famílias

18/05/2020 15:28

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O sonho da casa própria irá se tornar realidade para 240 famílias que foram sorteadas e irão receber os apartamentos do Conjunto Residencial Vale do Parnaíba, localizado no bairro Rio Novo. Elas já estavam inscritas no cadastro da habitação e foram contempladas em sorteio realizado nesta segunda-feira (18) pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Caixa Econômica Federal. Mais famílias serão assistidas por outros empreendimentos a serem entregues ainda em 2020. O sorteio foi realizado pelo sistema da Caixa, transmitido on-line pela página do Facebook da Prefeitura de Maceió e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira e do secretário de Infraestrutura, Mac Lira.

As unidades habitacionais são destinadas às famílias atingidas pelas chuvas de 2017 e que vivem em condições de vulnerabilidade social e em áreas de risco. Num esforço conjunto entre Prefeitura de Maceió e a Caixa Econômica Federal, essas famílias agora poderão assinar o contrato e receber as chaves da casa própria nos próximos dias 25, 26 e 27 de maio. Com isso, elas vão poder viver a realidade de passar o inverno em uma habitação segura, livres dos perigos das áreas de risco onde residiam.

“Este sorteio é muito importante, sobretudo para essas 240 famílias. São pessoas que vivem em área de risco, em grotas, e no Bom Parto, que tiveram problemas estruturais em suas casas. Elas agora terão mais tranquilidade nesse inverno e vão poder morar em um local que garanta para elas mais segurança e dignidade”, disse o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

O sorteio dos 240 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no Rio Novo foi realizado pelo sistema da Caixa Econômica e transmitido on-line através das redes sociais da Prefeitura de Maceió. A medida foi tomada para garantir a segurança dos beneficiários, de modo que não houvesse aglomeração, conforme estabelecem as medidas de proteção contra o coronavírus.

O processo levou dez minutos e foi feito em três etapas. A primeira foi destinada às pessoas com deficiências. Para elas, foram designados 23 apartamentos. A segunda foi direcionada para 14 idosos. Todas as pessoas desses grupos ficarão com as unidades do térreo, cujas adaptações são direcionadas a elas. A terceira etapa foi reservada para os demais inscritos.

Os nomes dos sorteados foram apresentados em tela, acompanhados de seus respectivos apartamentos. A Prefeitura de Maceió realizará ampla divulgação dos contemplados, que serão convocados para comparecer ao empreendimento e realizar a assinatura dos contratos, a partir do dia 25 de maio.

Melhorias

“A Prefeitura orienta que todos fiquem em casa. Estamos fazendo esse esforço de entregar as unidades agora, porque sabemos que essas pessoas vivem em área de risco. É muito melhor tirá-las dos lugares insalubres onde vivem e levá-las para uma unidade com água encanada e com melhores condições. Agora, elas poderão passar o inverno e até mesmo enfrentar esta pandemia de forma mais protegida”, destaca o secretário de Infraestrutura, Mac Lira.

A destinação dos apartamentos para as famílias cadastradas foi aprovada pelos Ministérios Públicos e Defensorias Públicas Federais e Estaduais. Clique aqui para saber os nomes sorteados.

Em junho, novo residencial será sorteado

Ao todo, a Prefeitura de Maceió irá entregar 8.460 unidades habitacionais às pessoas que vivem em áreas de riscos. De acordo com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, os próximos apartamentos sorteados serão os do conjunto residencial Vale Bentes I.

“É importante lembrar que, em junho, teremos novo sorteio. Desta vez, em um dos conjuntos localizados no Benedito Bentes, que possui 500 unidades habitacionais. Novas famílias terão a oportunidade de tornar realidade o sonho de ter sua própria casa. Desejo boa sorte para aquelas que foram sorteadas e para todas as pessoas cadastradas. A Prefeitura está e continuará tomando todos as medidas para que elas se mudem o mais rápido possível ao seu novo lar”, afirma o prefeito.

Medidas de prevenção

O Secretário de Infraestrutura, Mac Lira, enfatiza a importância de as pessoas ficarem em casa e recomenda que, no dia da assinatura, só compareça ao local o titular, sozinho ou acompanhado pelo seu cônjuge.

Não será permitida a entrada de crianças e nem venda de alimentos. Além disso, os beneficiários deverão comparecer usando máscaras.

O gestor da pasta explica ainda que as assinaturas  serão realizadas durante três dias, e os horários serão reservados para atender as pessoas em pequenos grupos para evitar aglomerações.

“Todo o processo está sendo feito de uma maneira diferente do que estamos acostumados a fazer por causa da pandemia. A prefeitura tomou essa cautela, para evitar o máximo de transtorno possível. Por isso, para aqueles que podem, fiquem em casa, porque tem uma série de profissionais, inclusive da prefeitura, que mantém sua cidade limpa, organizada, que estão nas ruas, correndo os riscos para manter suas atividades essenciais”, finaliza o secretário.

Documentos necessários para assinatura:

  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Procuração (Em caso do titular ficar impossibilitado de ir ao local para a assinatura. Neste caso, a pessoa sorteada deve nomear alguém para comparecer em seu lugar. 

Primeira Edição © 2011