É falso que idosos não podem frequentar supermercados

15/05/2020 15:22

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Tem circulado nas redes sociais, em Alagoas, uma imagem com texto que diz que os supermercados da capital alagoana estariam proibindo, baseados em um decreto municipal, a entrada de idosos nos estabelecimentos comerciais. Trata-se de uma informação falsa.

“Gente, vocês viram que pessoas do grupo de risco não podem mais fazer [compras em] supermercado?”, diz a mensagem compartilhada em grupos de WhatsApp.

De acordo com a Prefeitura de Maceió, o Decreto nº 8.877, de 7 de maio, que prorrogou as medidas dos decretos anteriores e adotou ajustes ainda mais restritivos para o enfrentamento à Covid-19, não impede o acesso de idosos a supermercados, hipermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, lojas de suplementos, lojas de alimentos funcionais e estabelecimentos congêneres. 

Em nota enviada via assessoria de comunicação, a gestão municipal esclarece que a normativa limita apenas a entrada nestes locais a uma pessoa por núcleo familiar, que esteja, preferencialmente, fora do grupo de risco. 

"Só será permitida a entrada de acompanhante quando se tratar de pessoa com dificuldades motoras ou absoluta impossibilidade da presença desacompanhada", disse, em nota, a Prefeitura de Maceió. 

Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. 

Primeira Edição © 2011