Cadastre e receba alertas da Defesa Civil

Novidade é feita por meio de mensagem de SMS

02/05/2020 15:40

A- A+

Ascom Defesa Civil, com Agência Brasil

compartilhar:

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar o CEP desejado para receber mensagens de orientação que visam a autoproteção.

O sistema de envio para alerta de desastres foi criado pela Defesa Civil Nacional e funciona por mensagem de SMS, não necessitando de conexão à internet. A iniciativa foi inspirada em um sistema similar criado pelo Japão em 2007. Segundo informações da Secretaria Nacional de Defesa Civil, mais de 6 milhões de brasileiros têm cadastro no sistema.

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber os informes no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Será enviada, logo em seguida, a confirmação do cadastro. 

“Em Maceió, os alertas de risco são emitidos pela Defesa Civil Municipal. Nós fazemos o monitoramento junto com as instituições Estadual e Federal e, então, emitimos mensagens, quando necessário, para informar sobre o possível risco. A intenção é permitir ações antecipadas de autoproteção e de proteção da comunidade”, explicou a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento da Defesa Civil (Cimadec), Joanna Borba.

Neste período de chuva, que teve início no mês de abril, a Defesa Civil de Maceió utilizou o sistema para alertar sobre as possibilidades de chuva moderada a forte e orientar como acionar o órgão municipal em caso de ocorrência. 

Cadastro

O sistema de envio de SMS para alerta é gratuito e precisa ser cadastrado para receber as informações. O CEP pode ser enviado em qualquer formato ex: 12345678, 12345-678. A quantidade de CEPs que pode cadastrar é ilimitado, mas deve ser feito um cadastro para cada CEP.

Para confirmar que o cadastro foi feito com sucesso, o solicitante receberá uma mensagem de confirmação e, a partir daí, começará a receber os alertas para sua região. Caso o usuário queira parar de receber os alertas, basta mandar uma mensagem com o CEP cadastrado para o mesmo número do cadastro (40199). 

Já se a pessoa quiser consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem “consultar” para o número 40199. Caso tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá os CEPs cadastrados conforme a seguinte mensagem: Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000″

Se o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem: “Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens “

Para obter a lista de comandos, a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema. O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem: “Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”. 

Primeira Edição © 2011