Defesa Civil monitora chuvas na grande Maceió

Das 19 ocorrências, 16 delas são por deslizamento de barreiras

01/05/2020 16:11

A- A+

Ascom Defesa Civil

compartilhar:

As equipes da Defesa Civil de Maceió estão trabalhando em nível operacional de alerta, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, devido às fortes chuvas que caíram na capital na madrugada desta sexta-feira (1º). Foram registrados, até o final da manhã, 19 acionamentos e todos estão sendo atendidos pela Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Das 19 ocorrências, 16 delas são por deslizamento de barreiras – todos sem vítimas. Os casos foram registrados nos bairros Benedito Bentes, Bebedouro, Centro, Feitosa, Poço, Petrópolis, Jacintinho, Cruz das Almas, Bom Parto e Chã da Jaqueira. Foram registrados ainda risco de queda de árvore, edificação em risco e cratera em via pública.

O monitoramento hidrometeorológico aponta para acumulados significativos de chuva em alguns pontos de Maceió nas últimas 24h, a exemplo do bairro de Chã da Jaqueira, com 108mm. Além deste, os bairros de Chã da Jaqueira, Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins e Farol estão recebendo atenção especial, uma vez que também registraram acumulado médio de 100mm em 24h.

“Com este volume significativo e a previsão de continuidade da chuva, aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Então, é importante que a população fique atenta e procure abrigamento seguro em caso de risco. E acione a Defesa Civil para avaliação da área”, explicou o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Segundo alerta meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de continuidade de chuva com intensidade moderada a forte durante todo o dia.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.

Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito no horário de 8h às 18h, no número 199 da Defesa Civil. Após este horário, o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió. 

Primeira Edição © 2011