Pandemia: visitas a cemitérios são suspensas

Suspensão consta no Diário Oficial do Município

30/04/2020 17:50

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió suspendeu a entrada de pessoas nos cemitérios públicos e privados da capital para a realização de visitas. A determinação foi publicada na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial do Município (DOM)como uma das medidas temporárias de combate e prevenção à pandemia de Covid-10.

Os oito cemitérios públicos da Maceió são administrados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Titular da pasta, Gustavo Acioli Torres explica que a decisão vale tanto para cemitérios públicos quanto privados e impacta diretamente nas medidas de combate à pandemia e no trabalho da administração.

“Essa medida é importante para que os cemitérios possam atender de forma adequada todos os sepultamentos que estão ocorrendo. Além disso, as pessoas devem se preocupar com a preservação das vidas, evitando aglomeração neste tempo de pandemia”, explica Torres.

Ainda segundo o Decreto Municipal nº 8.869, de 22 de Abril de 2020, enquanto perdurar a situação de calamidade em saúde pública, a entrada nos cemitérios é restrita a 10 pessoas, no máximo, autorizadas para participar de velórios e enterros. Os sepultamentos devem ter a duração máxima de uma hora, com o caixão fechado. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído o novo coronavírus não devem comparecer ao cemitério.

As atividades administrativas dos cemitérios deverão funcionar normalmente, sendo a administração de cada unidade coresponsável pela fiscalização do cumprimento das determinações. Caso contrário, em descumprimento, podem ser submetidas às sanções previstas legalmente.

Primeira Edição © 2011