Secretaria de Saúde recebe doação de mil litros de álcool em gel

29/04/2020 16:54

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O momento é de unir esforços no combate ao novo coronavírus. E com o objetivo de garantir mais insumos de proteção para os servidores e usuários das unidades de saúde de Maceió, o secretário José Thomaz Nonô recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), mil litros de álcool em gel 70% do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

A doação, entregue pelo reitor da instituição, Dario Arcanjo, foi direcionada à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e será distribuída às unidades, conforme a necessidade. “Em meu nome e em nome do prefeito Rui Palmeira gostaria de agradecer mais essa demonstração da parceria produtiva e excelente que nós temos, ao longo desses anos todos, com a Unit”, agradeceu o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O secretário reforçou ainda a importância da doação e da atuação do Centro Universitário junto à saúde de Maceió. “Claro que o enfrentamento da Covid-19 só terá êxito se tiver o engajamento da sociedade e a gente vê com muita satisfação um centro de estudos avançado, como a Unit, manter em um nível excelente a UDA [Unidade Docente Assistencial], que é uma unidade básica de saúde com o upgrade da escola superior”.

Com o aumento da demanda na busca de insumos como álcool em gel, a compra, principalmente por entes públicos, se torna ainda mais difícil. “Esse álcool é extremamente bem-vindo, pois, como se sabe, a gente tem dificuldade até de encontrar no mercado. A gente, às vezes, tem o dinheiro, mas não consegue encontrar e ainda temos uma série de trâmites burocráticos que a iniciativa privada não tem”, explica o secretário.

O reitor Dario Arcanjo destacou o compromisso social da instituição durante a entrega do insumo. “Com essa doação procuramos contribuir com o combate ao coronavírus e dar o apoio à Secretaria Municipal de Saúde, que sabemos que tem um grande desafio em dar apoio à população no tratamento e também no trabalho preventivo”, disse.

Compra emergencial

Como forma de garantir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a SMS comprou, de forma emergencial, 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel. Já foi recebida a metade dos insumos comprados e a outra parte deve chegar ainda esta semana, mantendo as unidades de saúde abastecidas.

Outros insumos como luvas e aventais também têm sido distribuídos regularmente pela Central de Abastecimento Farmacêutico.

Primeira Edição © 2011