Defesa Civil de Maceió passa a atender chamadas pelo número 199

25/04/2020 15:21

A- A+

Ascom Defesa Civil

compartilhar:

A população de Maceió conta, agora, com um novo canal gratuito para chamadas de atendimento de ocorrências de Defesa Civil. O número de telefone passa ser operado pela Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A plataforma pretende facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Defesa Civil de Maceió, uma vez que o número de telefone em formato de três dígitos é de fácil memorização. “A Defesa Civil aderiu ao 199 pensando na possibilidade da discagem rápida em um momento de emergência, pois sabemos que é um número de fácil memorização. Começamos a operar com este serviço, mas manteremos o 0800 030 6205 funcionando por mais alguns meses, para que a população consiga se adaptar. O importante é que as pessoas saibam como acionar a Defesa Civil de forma mais rápida”, disse.

O número de telefone em formato de três dígitos é disponibilizado nacionalmente pela Anatel como prestação de serviços de interesse do cidadão, uniformizando os códigos dos serviços de emergência, de utilidade pública e de apoio aos serviços de telefonia fixa. Todas as chamadas para os serviços públicos de emergência são gratuitas.

“Passamos por uma fase de teste e agora estamos disponibilizando o canal com a Defesa Civil de Maceió pelo número 199 no período chuvoso, quando aumentam as demandas da população. A intenção é facilitar o acesso das comunidades aos serviços da Defesa Civil”, ressaltou o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Pelo 199, a população pode solicitar vistoria ou revistoria na edificação – através do Registro de Ocorrência, Intervenção Preventiva, Declaração de Localização no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, além de obter informações sobre ações do órgão municipal.

O canal de atendimento a população funciona de segunda à sexta-feira, no horário de 8h às 18h. Após as 18h, nos feriados e finais de semana, o acionamento da Defesa Civil em caso de ocorrência deve ser feito para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Primeira Edição © 2011