Vigilância Sanitária mantém atividades nas redes sociais

14/04/2020 11:08

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Em busca de estratégias alternativas para dar continuidade às ações educativas do Programa Cidadão Vigilante e ao trabalho de orientação e fiscalização durante o período de isolamento social como medida de prevenção contra o coronavírus, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem mantido suas atividades nas redes sociais.

Visa tem repassado orientações e informações importantes, principalmente acerca dos cuidados preventivos relacionados à pandemia.

“Com as determinações definidas pelos decretos estadual e municipal de Emergência em Saúde Pública, que também restringiu as atividades de campo da Visa, optamos pelo trabalho educativo na internet, que tem sido o ambiente mais movimentado nesses dias de isolamento social”, afirma a médica-veterinária e inspetora de alimentos da Vigilância Sanitária, Adriana Guimarães, uma das coordenadoras do Programa.

Com posts publicados no Instagram (@vigilanciasanitariademaceio) e repassados pelo Whatsapp, a Visa tem procurado reforçar didaticamente as informações sobre as medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Entre os assuntos abordados nos posts estão os cuidados a serem adotados ao sair de casa, em atividades como fazer compras de supermercado e sobre o uso e descarte de máscaras, inclusive para profissionais de saúde.

“Com prevenção e cuidados adequados, sairemos mais rápido dessa pandemia. E a Visa também está fazendo sua parte nesse sentido”, ressalta Adriana.

O coordenador da Visa Municipal, Nelson Menezes, destaca que a estratégia também tem sido importante para informar a população sobre procedimentos realizados pelo órgão, como emissão ou renovação de alvarás sanitários e na divulgação de notas técnicas e resoluções específicas para o enfrentamento da covid-19.

“A Visa também tem estabelecido instruções normativas específicas para esse período de quarentena, com foco em se evitar aglomerações de mais de três pessoas. E mesmo com a maioria dos empreendimentos fiscalizáveis fechados, as gerências – de Agrotóxicos e Ecologia Humana; de Alimentos; de Medicamentos; e de Saúde – têm mantido equipes internas de prontidão, preparadas para serem acionadas de acordo com a necessidade demandada”, disse Menezes.

Ainda de acordo com Menezes, a Visa tem atuado – desde o dia 21 de março – junto à Força Tarefa que fiscaliza diariamente o cumprimento dos decretos do Estado e do Município. Há ainda ações pontuais, levando orientações de saúde e de higiene.

Primeira Edição © 2011