Alunos UMJ participam de Campeonato de Xadrez

Competição está sendo realizada em plataforma online.

06/04/2020 16:24

A- A+

Ascom Fat

compartilhar:

Em meio à pandemia do COVID-19, o esporte também entrou em quarentena como medida preventiva e se reinventou. Prova disso, é o Campeonato de Xadrez Online, que teve início no último sábado (4.4) e segue até a próxima terça-feira (7.4), do qual os alunos da UMJ, Mauro Tony, aluno de Engenharia da Computação, e Adiel Monteiro, de Engenharia Civil, estão participando.

A competição é uma promoção da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU) e está sendo realizada na plataforma Lichess, que pode ser acessada pelo celular, por meio do aplicativo, ou pelo site lichess.org. "Essa foi a forma que encontramos de manter os nossos atletas ativos. Vivenciamos um período crítico e atividades como essas ajudam a enfrentarmos o isolamento social de uma forma mais divertida”, comenta Jayme Miranda, presidente da Federação Alagoana de Xadrez e árbitro principal do campeonato.

Essa é o primeiro campeonato que o estudante Mauro Tony está disputando. “A competição, online, é importante porque possibilita que outras pessoas conheçam e se encantem pelo Xadrez”, salienta ele. Opinião compartilhada por Adiel Monteiro. “Conectar pessoas, por meio do esporte, torna o isolamento social mais produtivo, além de incentivar a jogar esse esporte, também considerado uma arte e uma ciência”.

Segundo Natália Meneses, coordenadora do curso de Engenharia da Computação da UMJ, a competição contribui, inclusive, para o bom desenvolvimento dos estudos. "O xadrez é um jogo que exercita bastante a mente. Por meio dele, o aluno pratica desenvolve mais foco e disciplina, grandes aliados para um maior rendimento nos estudos”, destaca.

Os campeões da competição vão participar da Festa dos Melhores Atletas do Ano da FADU, com premiação de medalhas de ouro, prata e bronze para as categorias feminino e masculino. A data do evento ainda será definida. 

Conquistas do Esporte UMJ

O mês de março foi um mês de grandes conquistas para a Natação UMJ. O atleta Alexandre Júnior conquistou ouro no Campeonato Norte Nordeste; Luiz Andre Cavalcante voltou para casa com cinco índices na colocação nacional; Mendson Santana, também atleta da natação, participou da Fase Regional Norte/Nordeste e conquistou ouro nos 50m Livre, 100m livre e 400m, além de prata nos 100m costas; e Williams Ferreira foi 2.° colocado nos 50m livre, nos 100m livre, nos 100m peito, com índice brasileiro, nos 100m costas e nos 100 m borboleta, além do ouro nos 200 m Medley, com índice brasileiro, e nos revezamentos 4x100m Medley. "Estou muito feliz em ter conquistado quatro índices nacionais. Isso eleva o meu Estado e a UMJ, coloca Alagoas em evidência", comenta o estudante do 1.° período de Direito, Luiz Andre Cavalcante.

Outra modalidade que também foi destaque nesse mês foi o atletismo. José Marcos Chaves ficou com o primeiro lugar do pódio nos 100m rasos e 2. ° lugar nos 200m rasos e salto em distância no Circuito Brasil Lotéricas Caixa Norte/Nordeste. Para o coordenador de Esportes da UMJ, Erivaldo Silva "Shampoo", as conquistas "reforçam o compromisso da UMJ com o esporte alagoano, por meio do incentivo à prática de todas as modalidades esportivas, buscando sempre colocar em evidência os nossos atletas de ouro”.

Texto de Cristiane Calaça

Primeira Edição © 2011