Coronavírus: o Bolsonaro certo e o Bolsonaro errado

05/04/2020 11:10

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

É possível? Plenamente. O presidente está certo quando se preocupa com a economia, com a volta ao trabalho, com a produção de comida, com a preservação do emprego, com a geração de renda e meios de sobrevivência. Óbvio que, mesmo para os especialistas mais radicais, a variante econômica assume uma importância essencial, dramática mesmo.

Bolsonaro erra, entretanto, quando insiste em precipitar a reativação dos meios de produção, de comercialização e de obtenção de finanças para o consumo. Porque não seria racional, não seria humano, normalizar o cenário econômico – em plena expansão da pandemia – permitindo-se uma descontrolada infestação do vírus mortal, ao custo de óbitos em grosso e varejo. Com um agravante: haveria uma hecatombe viral – mortandade nunca vista – com deliberada permissão das autoridades. Uma letalidade dessa ordem, calculada, seria mais do que culposa...

Por outro lado, soa ingênuo arguir que o isolamento resolve. Resolveria, se possível fosse confinar cem por cento das pessoas. Mas, ainda que parcial, o confinamento domiciliar tem sido decisivo para retardar o avanço da Covid-19 e – o mais importante – evitar a exaustão dos centros hospitalares, das unidades de saúde que recebem e tratam as pessoas infectadas.

Fora dessa visão, resta o debate inútil em torno do dicotômico vírus/economia. O econômico é fundamental, mas não se sobrepõe à saúde, sem a qual não existe vida. O que não pode é a luta pela saúde, ou em nome da saúde, se perpetuar, seguir sem limites no tempo, porque tal fórmula também levaria à destruição da vida em meio ao caos financeiro e social.

O que falta, nesse cenário de confusão e medo, é uma voz com alguma ascendência sobre o presidente para ensinar, de forma civilizada e didática, o essencial: vamos salvar a economia, vamos priorizar a produção e o emprego, mas precisamos de um tempo mínimo, um tempo crítico, para controlarmos a velocidade da epidemia até que ela, por infestação e imunização natural contínua, acabe desaparecendo. Afinal, todas as outras pandemias foram assim.

 

SILVANIA BARBOSA PEDE AJUDA PARA AMBULANTES

Sensível ao drama dos ambulantes de Maceió (atualmente sem condições de trabalho por causa do isolamento social contra o coronavírus) a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) formalizou pedido para que o prefeito Rui Palmeira suspenda a cobrança da taxa de ocupação do solo aos ambulantes. A proposta de Silvania Barbosa não estabelece prazo, significando que a medida deve valer pelo tempo que for necessário.

 

CÂMARA ADOTA SESSÕES ORDINÁRIAS VIRTUAIS

O presidente da Câmara Municipal, Kelmann Vieira, bateu o martelo: a partir desta terça-feira (7), a Casa de Mário Guimarães realizará sessões ordinárias virtuais. O objetivo é manter o Legislativo Maceioense funcionando, discutindo e votando propostas, sem expor os vereadores ao risco de contágio do coronavírus, situação inevitável com reuniões presenciais.

 

ALAGOAS – PODERIA ESTÁ SENDO MUITO PIOR

Estado com mais de 3,3 milhões de habitantes, Alagoas registrou até aqui apenas uma morte por coronavírus. Poderia ser mais? Claro, se medidas efetivas e drásticas não tivessem sido adotadas, na hora certa, pelo governador Renan Filho e sua equipe. Estado pequeno, verdade, mas com um fluxo turístico muito intenso.

 

A MENSAGEM CIFRADA DO SENADOR RENAN

Do senador Renan Calheiros, sobre a batalha de Bolsonaro contra o isolamento social: "Esperar racionalidade de insensatos é o pior desatino. Se há uma pedra no caminho é imperioso removê-la antes que o mal maior não possa ser atalhado. O obscurantismo mata mais. Não basta ignorar. É hora de cooperação e de ouvir a sociedade sobre a crise dentro da crise", escreveu no Twitter.

 

QUASE COMO UM IMPULSO POR PREMONIÇÃO

O projeto de governo original de Renan Filho não previa os investimentos que estão sendo feitos na área crítica da saúde. Mas o governo resolveu sanar a omissão dos governos passados (dos últimos 40 anos) e construiu três hospitais em Maceió (da Criança, da Mulher e Metropolitano), dois Regionais (Em Delmiro e no Norte) e várias Unidades de Pronto Atendimento.

 

SEM PROPAGANDA, ANTAGONISTA MUDA DE LADO

Veículo que mais cresceu no espaço da mídia virtual, o site O Antagonista defendeu Bolsonaro até o final do ano passado. Sem propaganda nenhuma do governo – o presidente prioriza as redes sociais – o portal de Diego Maniardi e Mário Sabino deu uma tremenda guinada e, agora, aliado ao Grupo Globo, só enxerga defeitos e incompetência nas ações do Capitão.

 

E ASSIM CAMINHA A MÍDIA BRASILEIRA

No Uol, o colunista Tales Farias noticiou que ‘Bolsonaro está de saco cheio com Mandetta’. Fonte: “Auxiliares do Planalto”. Minutos depois, O Estadão: ‘Bolsonaro diz que Moro é um egoísta, só pensa nele, não o ajuda na briga do coronavírus’. Fonte: “Interlocutores do presidente”. As notas acabam replicadas em outros veículos. Imputações sem fonte e sem autoria...

 

Primeira Edição © 2011