Covid-19: do abalo econômico à recuperação ambiental

25/03/2020 14:27

A- A+

Ascom Biquara Contents

compartilhar:

O Covid-19 e a sua disseminação fez com que muitas empresas optassem pelo trabalho remoto e muitos governos implementassem medidas de contenção, recomendando às pessoas que recolhessem aos seus lares. Isso está gerando severos problemas econômicos em vários setores. Está também demonstrando como o recolhimento humano pode ajudar o ambiente. Saiba mais.


O Coronavírus tem preenchido as narrativas dos mídia e, como você sabe, a grande maioria das empresas internacionais está optando por enviar seus funcionário para casa, tentando seguir as normativas das entidades gerais de saúde e dos governos locais.
A pandemia de Covid-19 fez com que vários setores parassem por completo, gerando, como seria de prever perante essa situação, um forte abalo na economia.
As preocupações quanto à recessão que certamente resultará do tempo de confinamento são diversas e, em algumas áreas de negócio, os empreendedores tiveram, inclusive, alguma resistência a encerrarem seus estabelecimentos, temendo os efeitos que essa paragem possa ter. Além disso, são já muitos os pequenos empresários que afirmam que, após essa crise passar, provavelmente não terão mais como retornar ao ativo.
Apesar de ser muito preocupante para as economias internacionais, o Covid-19 não parece estar tendo efeitos apenas negativos. Nosso confinamento está gerando uma forte melhoria ambiental, que é já visível em vários locais e que está se manifestando de várias formas. Saiba como nossa quarentena promove o abalo econômico e a recuperação ambiental

O Covid-19 no futuro econômico

Quando falamos do Covid-19 e do abalo que este está promovendo na economia, falamos de coronavírus e o setor mundial de apostas, do setor varejista, do turismo (incluindo companhias aéreas, hotelaria e restauração) e muitos outros.
Parados ou fortemente afetados pela paragem quase integral de seus serviços, vários estabelecimentos ao redor do mundo temem que o tempo de paragem tenha efeitos irreversíveis nas suas finanças, havendo até quem alerte que poderá não abrir mais.
Os governos também já alertaram para a possibilidade de vivermos uma nova recessão e para todas as formas como a economia poderá ser afetada pelo recolhimento das pessoas a seus lares. Ainda assim, essa uma manobra que continuam promovendo, colocando em primeiro lugar a saúde pública.
 

O Covid-19 e o ambiente

Contrariamente ao que está sucedendo com a economia, o tempo de recolhimento das pessoas, a implementação do teletrabalho e o término das deslocações gerou uma forte melhoria nos ecossistemas, reduzindo, de forma bem visível, as emissões de CO2 e fazendo com que a Natureza reaja de forma positiva.
Nesse momento, nos chegam imagens do espaço, mostrando como a redução nas emissões reduziu a mancha que envolvia o mundo, provocando o Efeito de Estufa.
Nos chegam ainda imagens de países como a China onde, pela primeira vez em várias décadas, é possível ver o céu azul; ou Itália, onde os canais estão mais limpos e se assiste ao retorno da fauna, com os cardumes e golfinhos.
Assim, apesar de existir um forte abalo econômico, é impossível não notar que o ambiente está recuperando com a paragem humana.

Primeira Edição © 2011