Sesau requisita produtos hospitalares para enfrentamento da Covid-19

22/03/2020 11:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) colocou em prática, neste sábado (21), a requisição administrativa de equipamentos, insumos, medicamentos e demais produtos de saúde nas sedes ou locais de armazenamento de fabricantes, distribuidores e varejistas do ramo. A medida, prevista pela Portaria Estadual nº 2087, de 20 de março de 2020, é necessária para o enfrentamento da situação de emergência causada pelo novo coronavírus.

Foram requisitados equipamentos e materiais nas empresas Casa do Médico, Comac, Kamed, DEA Farma e APL Cardio, em Maceió. A Portaria deixa evidente, também, que a indenização devida pelo Estado de Alagoas, por causa da requisição dos materiais, será quantificada de acordo com critérios que serão definidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, garante que o Governo de Alagoas vem trabalhando firmemente para assegurar as melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde. “O Governo está atuando de maneira contínua para garantir as melhores condições de trabalho aos nossos profissionais de saúde que estão engajados neste enfrentamento ao novo coronavírus, com os devidos Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], equipando e fortalecendo novos leitos de UTI [Unidades de Tratamento Intensivo] para alocar a população alagoana que esteja com sintomas graves da Covid-19”, declarou.

“Realizamos, neste sábado, procedimento administrativo em cinco empresas de Maceió e requisitamos diversos materiais médicos que servirão para o fortalecimento da rede estadual de saúde, justamente em um momento tão complexo que estamos vivenciando devido à pandemia do novo coronavírus”, explicou Ayres.

Na lista de materiais requisitados pela Sesau, resguardada pelo Decreto 69.501 e pela Portaria nº 2087, estão luvas cirúrgicas, aventais cirúrgicos, lâminas para laringoscópio, eletrodos, estetoscópio, estetoscópio rappaport, oxímetro de pulso, aparelhos de pressão, aventais cirúrgicos, lanternas clínicas, óculos para proteção individual, ressuscitador manual, umidificador, fluxômetro de oxigênio e ar comprimido, carro maca esmaltado, camas elétricas, mesas e mesas auxiliares, eletrocardiógrafos, aparelhos para pressão, entre outros materiais.

Situação de emergência – O Governo de Alagoas decretou, nessa sexta-feira (20), situação de emergência no estado e intensifica as medidas para a contenção e o enfrentamento ao coronavírus. Por determinação do Governo do Estado, todas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe deverão ficar em casa durante 14 dias.

Primeira Edição © 2011