Prefeitura suspende serviço de coleta seletiva

22/03/2020 10:48

A- A+

Ascom Sudes

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), decidiu pela suspensão temporária do serviço de coleta seletiva domiciliar porta a porta, nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs) e o funcionamento dos galpões de triagem de coleta seletiva. A decisão faz parte das medidas prevenção em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), seguindo as diretrizes dos decretos Estadual e Municipal, e busca resguardar a saúde dos catadores das quatro cooperativas que prestam serviços de coleta na capital por meio de contrato com o Município.

Titular da Sudes, Gustavo Torres enfatiza que, embora haja a orientação para que os resíduos possivelmente contaminados sejam armazenados em sacos bem vedados separados do lixo comum, ainda há riscos de contaminação ao catador, visto que a separação dos recicláveis por tipo de material é feita manualmente nos galpões de triagem das cooperativas. “É uma medida necessária devido ao momento de precaução, portanto os recicláveis devem ser coletados pela coleta convencional, que não terá interrupção por ser um serviço essencial”, afirma o superintendente.

As cooperativas Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Cooplum e Coopvilla receberam orientações sobre a prevenção, anteriormente, para a adoção de medidas entre os cooperados, a exemplo da higienização. A orientação foi feita por técnicos de segurança do trabalho que visitaram os galpões na última semana. Neste sábado (21), as presidentes das cooperativas foram comunicadas sobre a suspensão pela diretora de Serviços Especiais e Planejamento, Liz Araújo, cujo setor é responsável pelo acompanhamento técnico e operacional do serviço de coleta seletiva na capital.

“A suspensão do serviço temporariamente foi decidida após avaliação técnica e jurídica, com respaldo, sobretudo, do decreto que estabelece as medidas de prevenção à saúde pública e a redução de riscos. A coleta seletiva é, de fato, um serviço delicado por exigir trabalho manual, o que pode expor o catador ao contágio. Entramos em contato com as cooperativas, reforçamos sobre a orientação da necessidade do isolamento social para proteger a saúde de cada um e os galpões de triagem deverão permanecer fechados. Quando houver uma melhora desse quadro, conforme orientação dos órgãos responsáveis, comunicaremos a população sobre a retomada do serviço porta a porta e nos PEVs”, explica Liz Araújo.

A Sudes vai avaliar juridicamente meios de auxílio às cooperativas caso a suspensão do serviço se prolongue mais do que o tempo previsto, para que não afete a renda dos cooperados. A suspensão também já foi adotada em outras capitais do país de forma preventiva, a exemplo de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina.

Limpeza

O trabalho de limpeza urbana, incluindo a coleta convencional e demais serviços de rua, continua normalmente por se tratar de algo essencial à população e à manutenção da saúde pública, sendo um dos pilares do saneamento básico, portanto ininterrupto. As solicitações do cidadão, neste período de quarentena, somente podem ser feitos por telefone ou internet. Para facilitar o atendimento, a Sudes disponibilizou os seguintes canais: o número 0800 082 2600, o Whatsapp 98802-4834 e o email protocolo@sudes.maceio.al.gov.br. Basta entrar em contato e protocolar a solicitação para que a demanda seja atendida.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Parques de Maceió têm visitas e eventos suspensos

http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/parques-de-maceio-tem-visitas-e-eventos-suspensos/

Sudes mantém atendimento online ao cidadão

http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/sudes-mantem-atendimento-ao-cidadao-por-canais-online/

Garis são orientados sobre prevenção contra o coronavírus

http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/garis-recebem-orientacao-sobre-prevencao-contra-o-coronavirus/

 Prefeitura orienta sobre descarte adequado na quarentena

http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/prefeitura-orienta-sobre-descarte-adequado-na-quarentena/

Primeira Edição © 2011