Uefa adia realização da Eurocopa para 2021 devido pandemia do coronavírus

17/03/2020 17:55

A- A+

EFE

compartilhar:

A Eurocopa, que aconteceria entre 12 de junho e 12 de julho, em 12 diferentes país, foi adiada nesta terça-feira pela Uefa para 2021, devido a pandemia do coronavírus, que já atingiu todos os países do Velho Continente.

A decisão foi tomada após reunião, por videoconferência, com representantes de todas as 55 federações filiadas, das ligas que organizam os campeonatos nacionais, além de clubes e sindicatos.

A edição de 2020 da Eurocopa, competição de seleções que acontece de quatro em quatro anos, seria de comemoração pelo 60º aniversário da disputa. Ao todo, 24 seleções participariam do torneio, que seria aberto em Roma, na Itália, e decidido em Londres, na Inglaterra.

No fim deste mês, 16 equipes nacionais participariam da repescagem para a Euro, que definiria os quatro últimos classificados, em jogos que já tinham recebido recomendação de adiamento feita pela Fifa, diante da propagação do coronavírus.

Embora não tenha sido feito comunicado oficial da Uefa até o momento, o adiamento da competição continental de seleções foi aprovado de forma unânime por clubes e ligas nacionais, que assim terão espaço no calendário para concluir a temporada em andamento.

Ainda hoje, o encontro por videoconferência trará definições sobre as disputas da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que também foram suspensas por causa do coronavírus. Existe, inclusive, a possibilidade de mudança de formatos na reta final.

Entre as ideias para os torneios de clubes, estão as fases eliminatórias restantes - quartas e semifinal - em jogo único, como já acontece na decisão, além da disputa das duas últimas etapas em uma mesma semana, em sede única.

Primeira Edição © 2011