USF João Sampaio promove ações no Mês da Mulher

16/03/2020 16:24

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Durante o mês de março, diversas unidades de saúde do município estão mobilizadas em torno das ações do Mês da Mulher. Promovido pela Prefeitura de Maceió, o evento busca intensificar ações de saúde, sociais, de lazer e de garantia de direitos voltadas para o público feminino. No último sábado (14), foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio, localizada no bairro do Petrópolis, promover diversas atividades junto às usuárias do serviço.

A programação foi elaborada pela direção e por servidoras da unidade. “Contamos com atividades como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para detecção de HIV, Aids e Hepatites Virais, vacinação, realização de citologia e palestras em sala de espera onde foram fornecidas orientações sobre cuidados integrais com a saúde. As usuárias também participaram de momentos de lazer com aulão de zumba, distribuição de lanches saudáveis e brindes”, afirmou José Eugênio Mendes, gerente administrativo da USF João Sampaio.

A usuária da unidade, Marta Maria dos Santos, participou e aprovou as ações de sábado. “Esse projeto é muito bom, as profissionais acolhem a gente muito bem. Hoje arrumei os cabelos, teve sorteio de brindes, estou me sentindo muito melhor e mais bonita”, disse. A usuária conta ainda que essas ações são muito importantes para sua saúde mental, pois foi com o cuidado dos profissionais da unidade de saúde que ela está melhorando de um quadro de depressão.

As atividades foram realizadas pelas enfermeiras Maria Lúcia Rodrigues, Dayse da Silva e a assistente social Andréa Batista com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) 9, da Gerência-Geral dos Distritos Sanitários, Gerência de Saúde da Mulher da SMS e Grupo de Trabalho (GT) Cultura da Paz, ligado à Diretoria de Atenção à Saúde da SMS.

As atividades seguem até o final do mês com as unidades de saúde trabalhando focadas em ações preventivas com a intensificação de exames citopatológicos e encaminhamento de lesões alteradas, dentro da campanha do Março Lilás, que faz parte das ações do Mês da Mulher, para lembrá-las do cuidado contínuo com a saúde.

Outras atividades

Durante a semana, a USF João Sampaio também promoveu palestras sobre Direitos da Mulher Gestante com distribuição de material educativo referente ao direito da gestante ao acompanhamento durante o parto com a assistente social Andréa Batista; palestras sobre o pré-natal odontológico; rodas de conversa sobre índices de feminicídio com as enfermeiras Dayse Lins e Maria Lúcia Rodrigues, que também discutiram sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e realizaram rodas de conversa sobre lavagem de mãos e prevenção ao coronavírus.

Primeira Edição © 2011