Sistema de aviso orienta população sobre chuva

Precipitações serão intensas com potencial de risco à população

14/03/2020 16:54

A- A+

Ascom Defesa Civil com Agência Brasil

compartilhar:

Com a previsão de chuvas moderadas a forte a partir deste sábado (14) na região metropolitana, a Defesa Civil de Maceió está emitindo, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos.

A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

“Recebemos o aviso meteorológico da Sala de Alerta da Semarh que prevê chuvas moderadas a fortes a partir da noite deste sábado. A intenção é alertar a população para a chuva que está por vir e orientar como proceder. Estaremos enviando mensagens periódicas para que a população, principalmente que se encontra em uma das 76 áreas de risco de Maceió, saiba como proceder em caso de risco”, destacou a coordenadora do Centro de Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec), Joanna Borba.

Na mensagem enviada no final da manhã deste sábado (14), as pessoas cadastradas no sistema de alerta via SMS receberam informações sobre a previsão de chuva: Defesa Civil – Alerta de Chuvas Intensas para Maceió/AL. Previsão de chuva moderada a forte a partir da noite de hoje. Em caso de emergência, Bombeiros 193.

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Sair do sistema é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).

População pode se cadastrar para receber mensagens de alerta de defesa civil. (Ilustração: Agência Brasil)

A Defesa Civil de Maceió está trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e atenderá os chamados em caso de ocorrência.

A orientação para a população que se encontra em uma das 76 áreas de risco em Maceió é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área. O acionamento no final de semana deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193.

Aviso Meteorológico

A Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu aviso meteorológico alertando que as condições atmosféricas sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa do estado de Alagoas, estarão favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte com pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral alagoano (atenção especial à região Metropolitana), Zona da Mata e Baixo São Francisco, a partir da noite deste sábado (14), com essas condições permanecendo favoráveis, pelo menos até a terça-feira (17). Nas outras regiões ambientais, a previsão é de chuvas fracas a moderadas, intercaladas com períodos de tempo seco.

O aviso destaca ainda que essas chuvas previstas, em um primeiro momento, não deverão trazer risco de transbordamento nos principais rios do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

Primeira Edição © 2011