Mês da Mulher: Saúde leva ações para o calçadão

13/03/2020 16:04

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Dando continuidade à programação do Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, com o apoio do Grupo de Trabalho (GT) Cultura da Paz da SMS, realizou uma série de ações de saúde direcionadas às mulheres nessa quinta (12), no calçadão do Comércio. As atividades fizeram parte de mais uma edição da Feira de Serviços, promovida pela Prefeitura de Maceió, contando com a presença de diversos órgãos municipais.

O público que passava pelo local teve acesso a testes rápidos para detecção de doenças como Aids, Sífilis e Hepatites Virais, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Além disso, as mulheres também receberam orientações jurídicas sobre seus direitos e participaram de momentos de lazer com a apresentação do Grupo Carmé, formado por mulheres mastectomizadas da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

Segundo a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Sayonara Ferreira, esse é o momento de intensificar as orientações e ações que já são realizadas durante todo o ano nas unidades de saúde. “Durante todo o mês, as unidades estão trabalhadas focadas na prevenção com a intensificação do exame citopatológico, encaminhamentos e investigação de lesões alteradas. A campanha do Março Lilás, que está dentro do Mês da Mulher, é para lembrá-las desse cuidado contínuo para que façam seus exames em tempo oportuno, a fim de ter um diagnóstico precoce de qualquer alteração”, explicou.

“A Feira de Serviços nos ajuda a fortalecer essas ações preventivas e educativas em outros espaços fora das unidades de saúde, de modo que a gente consiga alcançar cada vez mais mulheres sobre a importância desses cuidados, tanto com a prevenção do câncer de colo de útero quanto o incentivo de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada como importantes para prevenir diversas doenças, não só o câncer”, completou Sayonara Ferreira.

Primeira Edição © 2011