Renais: profissionais recebem capacitação

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos são treinados

11/03/2020 11:43

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março, a Gerência de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na tarde dessa terça-feira (10), o curso “Qualificação em Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica”, direcionado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Atenção Básica do município. A capacitação, que ocorreu no auditório da SMS, teve como objetivo orientar esses profissionais sobre o tratamento e acompanhamento desses pacientes.

De acordo com a nefrologista do Pam Salgadinho, Alda Freitas, há uma incidência muito grande de doença renal crônica não só no Brasil, mas no mundo inteiro. “O Dia Mundial do Rim serve como um alerta à população para que ela comece a observar e entender melhor esse processo e para que comece a cobrar mais, durante seus exames de rotina, a dosagem da creatinina, que é um exame simples e barato e ajuda a identificar essas alterações”, explicou a especialista.

A nefrologista definiu a doença renal, sua estrutura e os principais fatores epidemiológicos da doença, como o aumento de pacientes hipertensos e diabéticos. “Além desses pacientes, temos os que apresentam rins policísticos, infecções no trato urinário, histórico familiar, os obesos, idosos, tabagistas, etilistas e os que fazem uso excessivo de antiinflamatórios”, citou Alda Freitas, médica nefrologista do Pam Salgadinho.

Durante a capacitação, os principais também conheceram como é feito o diagnóstico da doença renal, suas principais manifestações clínicas e as propostas de intervenção, que podem ser primárias como o controle da obesidade, da pressão arterial, da glicemia e do sedentarismo, secundárias, como a interrupção da progressão da doença, e terciária, que são as medidas adotadas para pacientes em estágio de diálise.

Linha de cuidados

Andréa Barboza, Gerente de Doenças Crônicas da SMS, também participou da capacitação apresentando a linha de cuidados para os profissionais, implantada no município em 2019. “Estamos adotando uma nova metodologia para os pacientes dentro desse olhar do cuidado integral onde o paciente é encaminhado visando à estratificação de risco e sinais e sintomas doença, para que eles sejam encaminhados ao nefrologista, em caso de necessidade, ou mesmo, se o caso agravar, que seja atendido pelo serviço especializado”, destacou.

“A linha de cuidados tem como porta de entrada as unidades básicas de saúde, que geralmente é o primeiro lugar que o paciente procura. Lá é feito um trabalho de prevenção e educação em saúde para que essas doenças de forma geral não se tornem mais graves, pois hoje muito de nosso trabalho fica concentrado na média e alta complexidade, pois as doenças já chegam até nós depois de um quadro grave. Então, o Dia Mundial do Rim só reforça um trabalho que já fazemos durante todo o ano, para que os pacientes sejam vistos e tratados adequadamente, antes de evoluir para uma hemodiálise”, explicou Andréa Barboza, Gerente de Doenças Crônicas do município.

Ações nas unidades

A nefrologista Alda Freitas destacou que as ações que serão realizadas ao longo do mês nas unidades de saúde são muito importantes para chegar até o paciente. “Através de uma abordagem inicial do paciente diabético e hipertenso é que vamos conseguir diagnosticar a doença desde o início. Essa é a preocupação principal dessas campanhas, voltar-se para as fases iniciais, onde muitas vezes a doença renal passa desapercebida e onde há mais chances de cura para esse paciente, evitando essa evolução”, concluiu. 

Confira a programação nas unidades

– 12/03 (7h às 10h): UBS Dr. Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);

– 16/03 (7h às 10h): Pam Bebedouro

– 17/03 (7h às 10h): UBS João Paulo II (Jacintinho)

– 18/03 (7h às 10h): UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

– 19/03 (7h às 10h): UBS Pitanguinha

– 20/03 (7h às 10h): UBS Rolland Simon (Vergel)

– 23/03 (7h às 10h): UBS Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce).

Primeira Edição © 2011