Prefeitura inicia ações do Turismo do Saber 2020

05/03/2020 16:32

A- A+

Ascom Semtel

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) deu início às ações do Turismo do Saber em 2020 nesta quinta-feira (05) com uma capacitação voltada aos gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino e unidades de assistência social contempladas no projeto. A atividade deu início à programação definida pelos parceiros do projeto para este ano.

O encontro, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Assistência Social (Semas) e serviu para alinhar e definir as ações, além de apresentar o cronograma das atividades que acontecerão ao longo do ano. Serão 09 ações do Turismo do Saber na Escola e 05 ações do Turismo do Saber Social. O encontro contou ainda com uma intervenção artística teatral abordando como tema o turismo e preparada pelo técnico de teatro da Semas, Alderir Souza.

Na oportunidade, a equipe da Semtel apresentou o desenvolvimento do projeto e apresentou as novidades do Turismo do Saber nesta edição. Na modalidade que atende alunos de 5°ano do ensino fundamental, os roteiros dos passeios este ano irão contar com atrativos surpresa a cada edição. Já para o Turismo do Saber Social a grande novidade está na oferta gratuita dos cursos profissionalizantes, por meio da parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Alagoas.

No dia da ação, os adolescentes atendidos pelas casas de passagem e serviços de convivência da Semas irão assistir a uma palestra de sensibilização turística no espaço da unidade do Senac Poço, quando será apresentado os conceitos básicos do turismo, as profissões do turismo e a importância de viver numa cidade turística.

Já os alunos atendidos pelo Turismo do Saber na Escola, além dos passeios pelos atrativos da cidade, irão contar com sensibilizações turísticas com o suporte do Projeto Maceió 360º e Tour Virtual no Google Street View, projetos da Semtel que permitem um tour virtual pelos principais pontos turísticos de Maceió.

Segundo a coordenadora-geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, o projeto tem se renovado a cada ano e alcançado novos objetivos, principalmente pela consolidação da parceria com outras secretarias da administração municipal. “Contar com o apoio direto de outras secretarias, amplia as possibilidades do Turismo do Saber e enriquece o potencial das nossas ações. Tanto na modalidade do Turismo do Saber na Escola, quanto no Turismo do Saber Social, a Semed e a Semas são fundamentais para o sucesso do projeto. Aqui nessa reunião nós discutimos o cronograma anual das ações e alinhamos os roteiros com representantes de cada secretaria”, explicou.

O Turismo do Saber é realizado em parceira com as Secretarias de Educação (Semed), Assistência Social (Semas) e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O projeto conta ainda com o apoio do Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella.

Primeira Edição © 2011