Fapeal divulga os resultados para dois editais de eventos

29/02/2020 13:26

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anuncia o resultado final do primeiro cronograma de dois editais voltados a promover o intercâmbio científico nas instituições locais. Ambos foram financiados integralmente pelo Governo de Alagoas.

O Edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC 2020) aprovou 12 propostas, que serão realizadas no estado, entre maio e junho de 2020. Entre eles, estão a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, o II Colóquio Internacional sobre o Trabalho dos Assistentes Sociais e o VII Encontro Nacional De Pedagogia Das Artes Cênicas.

Sustentabilidade urbana, inovação em saúde e gestão social também foram temas contemplados.

O público circulante estimado nos 12 eventos, segundo os projetos submetidos à Fapeal, chega a 7 mil pessoas, em Maceió e Marechal Deodoro. A Fundação pavimenta retornos socioeconômicos e educacionais a partir desta política de fomento.

Um público de alta escolaridade vem consumir os serviços de Alagoas, ao mesmo tempo que jovens alagoanos em plena graduação, que não tenham condições socioeconômicas de deslocarem-se para eventos em outros estados e países, ganham a oportunidade de ouvirem especialistas do Brasil e do mundo falando dos avanços mais atuais em suas respectivas áreas do conhecimento.

Um brinde à Ciência

Uma aposta inovadora é o Pint of Science. Pela primeira vez, Maceió recebe o festival mundial que leva a discussão científica para bares e cafés. Enquanto os outros eventos são voltados à formação de profissionais, técnicos e especialistas, este é uma inciativa para engajar a população.

 O festival começou na Inglaterra, em 2012, e, hoje, já é realizado em mais de 20 países. As datas do Brasil são 11, 12 e 13 de maio, em 180 cidades de todas as regiões. Quem traz o Pinto of Science para Maceió é a Universidade Estadual de Ciências Médicas (Uncisal).

“A população brasileira já está discutindo ciência, seja com os amigos em mesas de bares, seja com a família na mesa da cozinha. São assuntos como a Terra Plana, o Pinheiro e o Covid-19. Mas hoje em dia, existem fontes questionáveis circulando informações falsas. Estamos vivendo um contexto de posturas anticientíficas, como o movimento antivacina, por exemplo”. Quem explica é Daniel Alves, assessor de pesquisas e tecnologias da Fapeal.

“Achamos importante que a população de Alagoas fique sabendo que os cientistas são pessoas normais com quem dá para conversar, e geralmente eles gostam muito das oportunidades de explicar qual é o seu trabalho, e têm uma competência extrema no que estão falando. O ambiente de bares facilita esse diálogo”, comenta o gestor.

Intercâmbio

O Edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior (ARC) envia nove pesquisadores atuantes em Alagoas para os eventos de maior relevância em suas áreas de competência.

Pesquisadores da Ufal, Uncisal, Cesmac e Faculdade Estácio irão aos EUA, Itália, Portugal, República Tcheca e Polônia, apresentar seus trabalhos científicos nas áreas de tecnologia, física (lasers), informática e educação social do trabalho e desenvolvimento social.

Os dois resultados completos e as chamadas públicas de origem estão acessíveis em www.fapeal.br.  O ARC e o AORC ainda têm mais dois cronogramas previstos para 2020, de acordo com o montante de recursos original.

Primeira Edição © 2011