Defesa Civil orienta sobre acionamento do órgão

21/02/2020 14:30

A- A+

Ascom Defesa Civil

compartilhar:

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que o acionamento do órgão no feriadão de Carnaval, que vai do sábado (22) até a quarta-feira de cinzas (26), deve ser feito por meio do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.

As equipes de plantão do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) estão trabalhando em nível operacional de atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil e farão o monitoramento das áreas de risco da cidade, atendendo os chamados em caso de ocorrência.

O atendimento pelo 0800 030 6205, assim como o atendimento ao público na sede da Defesa Civil, serão retomados na quinta-feira (27), a partir das 8h.

Dinário Lemos, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, frisou que o aviso meteorológico emitido pela Semarh, na quinta-feira (20), que trazia previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, se encerra nesta sexta (21), no período da noite.

“O aviso meteorológico da Semarh está em vigor apenas até essa sexta, que já amanheceu com sol. Nós da Defesa Civil estamos em atenção e trabalharemos em regime de plantão durante todo o Carnaval. A sala de monitoramento vem acompanhando todos os avisos meteorológicos, e qualquer cidadão vai poder nos contatar através do Corpo de Bombeiros, que atende pelo 193”, detalhou.

Previsão do tempo 

Segundo informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão do tempo para os dias de Carnaval é de variação de nebulosidade e tempo parcialmente nublado, com temperatura mínima de 26º e máxima de 38º. Na segunda (23) e na terça (24), há possibilidade de chuvas leves e de curta duração nas primeiras horas do dia.

A Defesa Civil orienta a população que se encontra em área de risco para que, caso não se sinta segura durante eventuais ocorrências, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione Corpo de Bombeiros, pelo número 193. O órgão municipal fará a avaliação da área.

Primeira Edição © 2011