Alerta aos condutores: viagem segura exige cuidados

21/02/2020 14:31

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Durante o feriadão de Carnaval, é comum que os maceioenses peguem a estrada para viajar e aproveitar os dias de folia. Por este motivo, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá dicas e orienta os condutores para que as viagens ocorram de forma segura e sem a ocorrências de acidentes de trânsito.

Checar as condições dos faróis, o estado de conservação, o alinhamento dos pneus e se certificar de que o sistema de freios está funcionando perfeitamente é essencial para garantir uma viagem segura. Outros procedimentos que não podem deixar de ser adotados é a verificação dos níveis de óleo do carro,  checagem do funcionamento do limpador de para-brisa e se o para-brisa não está trincado.

O uso do cinto de segurança é item obrigatório e indispensável, assim como a utilização dele durante toda a viagem. Respeitar os limites de velocidade, evitar ultrapassagens perigosas e seguir as sinalizações de trânsito são recomendações primordiais, pois garantem a redução no número de acidentes nas estradas.

A ingestão de álcool segue entre os fatores que mais contribuem para acidentes em vias. Caso haja a pretensão de ingerir bebida alcoólica, a indicação é que se tenha um motorista da vez, onde a pessoa possa passar a chave e realizar uma viagem com segurança e sem imprevistos.

“São diversas medidas que devem ser adotadas pelos motoristas, ciclistas e pedestres para que as viagens ocorram de forma segura. É fundamental que se tenha a consciência de que um trânsito seguro é construído com a participação de todos e que a irresponsabilidade pode colocar em risco a vida de outros cidadãos”, reforçou o assessor técnico de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura.

Os pedestres também devem seguir regras para evitar a ocorrência de acidentes e atropelamentos. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados durante estes festejos de carnaval, garantindo a travessia nas faixas e nas passarelas.

Como acionar as equipes da SMTT

Em caso de acidentes de trânsito, o cidadão poderá ligar para o número 3312-5340, e acionar o apoio das equipes da SMTT, através da Central de Monitoramento, operada no Núcleo de Operações Integradas (NOI). O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção para acionar as equipes da Superintendência durante o feriado de Carnaval é utilizando o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. A partir da plataforma, que inicialmente está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, a população poderá, de forma rápida e prática, solicitar o apoio das equipes do órgão para situações que necessitem de intervenções para garantir a mobilidade urbana nas vias da cidade.

Primeira Edição © 2011