Bazar Inclusivo beneficia usuários da Saúde Mental

19/02/2020 18:01

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com o objetivo de estimular a autonomia dos pacientes e possibilitar que eles escolham novas peças de roupas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, durante esta semana, a 2ª edição do Bazar Inclusivo, na sede do Núcleo Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial, que fica no Caps Rostan Silvestre, na Jatiúca.

Lucieda dos Santos foi uma das usuárias beneficiadas com a iniciativa da Gerência de Atenção Psicossocial e destaca a importância do bazar. “Eu ganhei algumas peças pra levar pra casa. Eu mesma escolhi e eles -profissionais- me ajudaram também a pegar alguma coisa que ficasse melhor em mim. E eu gosto muito dessas coisas, porque a gente fica mais alegre sabendo que está participando das coisas”, disse.

Além de roupas, os pacientes ganharam novos calçados e acessórios e exercitaram o uso do recurso financeiro, por meio de uma moeda fictícia entregue a eles. “Nesta segunda edição nós pensamos nos usuários dos Caps, pois muitos deles não têm condições de comprar suas roupas. E a gente decidiu não doar, mas deixar que eles escolham e comprem, com o dinheiro fictício, para terem essa autonomia de escolher e se sentirem bem com determinada vestimenta”, explica Sônia Lubiana, coordenadora do Núcleo.

Ainda segundo Sônia ela, o resultado alcançado com o primeiro bazar inclusivo possibilitou o surgimento de uma nova edição. “Nós vemos a alegria deles e também percebemos a empatia dos outros em ver que tem gente que precisa”,  frisou.

Primeira Edição © 2011