Jaraguá Folia abriu o Carnaval de Maceió com desfile de blocos

16/02/2020 12:00

A- A+

Secom Maceió.

compartilhar:

Uma festa para maceioenses e turistas. Assim foi o Jaraguá Folia, tradicional festejo que abriu na sexta-feira (14), as comemorações do Carnaval 2020 de Maceió. Frevo, marchinhas, axé, e o que mais o folião quisesse ouvir, embalaram o percurso feito pelos blocos que saíram da Praça Sinimbu, cruzaram a Avenida da Paz, à beira-mar, e a Rua Sá e Albuquerque, para chegar ao fim na Praça Dois Leões.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), investiu cerca de R$ 600 mil em chamadas públicas como forma de fomentar os festejos carnavalescos. A política de editais, na Fundação, é uma constante, mas o investimento na Festa de Momo, e nas prévias, não parou por aí: foram disponibilizados pela Fmac 70 banheiros químicos e seis pontos elevados de observação, que foram utilizados pela Polícia Militar.

“Este é o oitavo ano da gestão e estamos nos despedindo com nosso último carnaval. Maceió é uma cidade mais feliz, mais alegre e colorida”, afirmou o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira.

Augusto Neiva iniciou seu carnaval no Jaraguá, mas está atento ao que acontece pela cidade. “Nos últimos seis anos, o carnaval vem se intensificando por bairros como Jaraguá, Benedito Bentes e Jacintinho. Muito bom para a população”, disse o servidor público.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Ênio Bolivar, o planejamento para a festa foi feito visando o ordenamento do Jaraguá, principalmente da Sá e Albuquerque, como também a segurança. “Resgatamos as tradições do bairro e deixamos a via como a passarela dos blocos. Chamamos os ambulantes na secretaria, que foram cadastrados e depois alocados em espaços específicos, fazendo com que os foliões e os ambulantes pudessem brincar de forma organizada no Jaraguá Folia”, destacou.

Com o objetivo de levar prevenção às ruas de Jaraguá durante as prévias carnavalescas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma edição do Bloco do Prazer, com a concentração na Praça Marcílio Dias, em frente à Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Este ano, o Bloco do Prazer também retoma o intuito solidário e os foliões puderam trocar latas de leite por camisas, que serão encaminhadas para doação. Todo o produto arrecadado será doado a crianças expostas ao HIV, ou seja, filhos e filhas de mães soropositivas, que não podem ser amamentadas para evitar a transmissão vertical do vírus. Durante a festa também foram distribuídos preservativos aos foliões.

Mais prévias

Neste sábado (15) e domingo (16), as prévias carnavalescas agitam a orla marítima de Maceió. Foram destacados 140 agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para trabalhar durante os dois dias de festa ordenando o fluxo de veículos na região da Pajuçara e Ponta Verde.

Desde às 6h de hoje, todas as faixas da Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara, e da Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, serão bloqueadas para o tráfego de veículos. As interdições serão iniciadas no trecho que vai desde as imediações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Rua Sampaio Marquês, até a Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.

Hoje, entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, milhares de foliões se reúnem para seguir o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas e um dos maiores blocos de pré-carnaval do país. A previsão é de que mais de 200 mil foliões marquem presença na festa. No mesmo dia, muitos blocos tradicionais terão como palco a mesma avenida, a exemplo das Pecinhas de Maceió, da Turma da Rolinha e do Bloco do Rei.

No domingo (16), a folia volta à orla de Pajuçara/Ponta Verde, no ritmo do frevo do tradicionalíssimo Vulcão, ao lado da Turma da Esquina, do Seu Porteiro & Dona Zeladora e de dezenas de outros blocos de rua.

Primeira Edição © 2011