Diversão e prevenção nas prévias de Maceió

16/02/2020 11:58

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Folião nas ruas do Jaraguá é sinônimo de diversão durante as prévias carnavalescas de Maceió. E para enfatizar a importância de usar camisinha para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Bloco do Prazer desfilou levando orientação e prevenção nesta sexta-feira (14).

O público recebeu, de forma lúdica, orientações e preservativos durante a festa que contou com muita música, regida pela orquestra de frevo Carlos Gomes, diversão e vários personagens comandados pela Drag Queen Paty Maionese.

“Nós percebemos que a Paty Maionese é conhecida, nesta e em outras festividades como a drag queen do preservativo. É muito gratificante saber que, com meu trabalho, consigo levar a prevenção de forma lúdica, em uma época em que as pessoas estão vulneráveis. E eu acredito que antes de fazer algo, a pessoa vai lembrar da figura caricata e colorida”, destaca Paty Maionese.

Sueli Mascarenhas, servidora que atua no PAM Salgadinho, conhece a causa há cerca de 20 anos e aponta o caráter educativo e solidário do bloco. “Eu acho maravilhoso trazer essa prevenção e é muito importante a troca por leite também, porque a gente trabalha diretamente com as mães e as crianças expostas e elas não tem culpa e podem acabar sendo afetadas caso sejam amamentadas”.

Teresa Carvalho, gerente do programa municipal de isto/HIV/Aids e hepatites virais explica que mesmo com as novas tecnologias de prevenção como PeP e Prep, o preservativo continua com sua importância, por ser um insumo que previne não só o HIV como todas as outras IST e a gravidez, estando presente em todas as intervenções educativas. “A prevenção nos dias atuais está relacionada a estilo de vida e as pessoas têm a possibilidade de fazer a escolha que melhor se adeque a sua realidade”, destaca.

Prevenção nas prévias carnavalescas

Durante as festividades deste fim de semana, a SMS estará com o Balcão da e com equipe para disponibilizar preservativos e orientar os foliões. “Neste período de carnaval, intensificamos a distribuição de preservativos garantindo a acessibilidade à todas as pessoas que tenham necessidade de fazer uso do insumo como forma de se prevenir de uma IST ou gravidez não programada”, conta Teresa.

Foram disponibilizados um milhão de preservativos pelo Ministério da Saúde para Maceió, garantindo o abastecimento de todas as unidades de saúde, polos de carnaval e projetos de prevenção de empresas, instituições e ONGs que procuraram a SMS solicitando o insumo.A 26ª edição do Bloco do Prazer também trouxe solidariedade. Os foliões puderam trocar latas de leite por suas camisas e, assim, ajudar a evitar a transmissão vertical do HIV de mãe para bebê. O material arrecadado foram – e continuarão sendo- distribuídos para às crianças em situação de vulnerabilidade, que não podem ser amamentadas. Quase 700 latas foram arrecadadas nos pontos de coleta.

Primeira Edição © 2011