Longa-metragem “Cavalo” estreia neste sábado

29/01/2020 18:16

A- A+

Ascom FMAC

compartilhar:

O longa-metragem alagoano “Cavalo”, dirigido e roteirizado por Rafhael Barbosa (O Que Lembro, Tenho) e Werner Salles Bagetti (Exu – Além do Bem e do Mal), terá sua primeira exibição neste sábado (01), na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais tradicionais do Brasil. O filme participará da Mostra Temática, com produções fílmicas relacionadas ao tema central do evento neste ano: “A imaginação como potência”.

Contemplado pelo Prêmio Guilherme Rogato em 2015, um projeto da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o longa utiliza uma linguagem híbrida, que flutua entre documentário, ficção e experimentação, para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo. “Desde ‘Exu’ (2012) temos desenvolvido um projeto artístico que se relaciona com os arquétipos dos orixás e das entidades. Uma pesquisa de oito anos que influenciou na concepção do nosso primeiro longa”, explica Barbosa.

E completa: “também estávamos estudando a história do Quilombo dos Palmares, uma das maiores narrativas de resistência do mundo, quando entendemos que seria instigante investigar os ecos desse passado no contemporâneo. A ancestralidade foi o caminho encontrado para expressar essa busca”.  “Cavalo” conta a história de sete jovens dançarinos que, envolvidos num processo de criação artística, são provocados a um mergulho na sua ancestralidade.

Bagetti explica: “escolhemos o corpo como o signo mais proeminente do filme. Nossos personagens são sete jovens artistas, rappers, Bboys e Bgirls, dançarinos e dançarinos de diferentes gêneros. E alguns deles são cavalos (como são chamados os médiuns na Umbanda e o Candomblé), condição que potencializa a capacidade de expressão corporal”. Vinícius Palmeira, presidente da Fundação, relembra que uma série de projetos se tornaram realidade “por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, incluindo ‘Cavalo’, o primeiro longa-metragem produzido em Maceió com patrocínio do Poder Público. A política de editais é uma constante na FMAC”.

Apesar da linguagem ousada, o longa-metragem tem por objetivo alcançar uma trajetória popular. Nas palavras de Barbosa, “o filme não tem uma narrativa clássica”. E fala mais: “seguimos o caminho do cinema de poesia, mas sempre com uma vontade de se conectar com o público por meio da sensibilidade. Num momento em que a intolerância religiosa e os diversos preconceitos avançam de maneira preocupante no país, “Cavalo” é um grito poético que deve reverberar”.

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

É o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão, que chega à sua 23ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020 apresentando a diversidade cultural brasileira. Tem uma rica trajetória que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mostras e festivais realizados no Brasil.

O evento, que exibirá mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, debates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas que beneficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas. Toda a programação é oferecida de forma gratuita ao público.

Primeira Edição © 2011