Campanha Rua Legal é uma grande realidade

Prefeitura de Maceió envia Projeto de Lei à Câmara

29/01/2020 18:13

A- A+

Ascom Sedet

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió encaminhou esta semana à Câmara Municipal o projeto de Lei que nomeia 450 ruas em 40 bairros na capital.  Os nomes foram escolhidos por moradores por meio da Campanha Rua Legal, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O concurso teve início no fim de 2018 até abril de 2019. A Sedet recebeu mais de 500 contribuições que passaram por validação para atender a legislação que trata de nomenclaturas de ruas e os critérios do edital. Por estes critérios nenhuma rua poderia ter nome de pessoas vivas, não seria possível alterar nomes de ruas já existentes e os nomes propostos deveriam ter afinidade e identidade com o bairro onde o logradouro está localizado.

A campanha mobilizou comunidades e parentes dos homenageados e contou com a parceria do Atelier Ambrosina, que se empenhou para que mais ruas em Maceió fossem “batizadas” com nomes de personalidades femininas ligadas a movimentos populares. Há casos de heróis locais e nacionais, líderes religiosos, lideranças locais e pessoas cujo trabalho desenvolvido no bairro foi reconhecido.

Os logradouros selecionados pela campanha constam na base dados da Prefeitura como Rua ou Avenida em Projeto, que dificulta em muito a relação do morador com correspondência e entregas de encomendas.

Após a aprovação da lei, a Diretoria de Informações e Geoprocessamento Territorial produzirá o novo Mapa de Arruamento de Maceió. Esta base de dados unificará as informações entre a Prefeitura e as concessionárias, usuários e demais órgãos que utilizem endereços postais. “Ficamos satisfeitos em realizar um projeto assim porque entendemos que a participação popular na escolha de nomes dos bairros resgata a autoestima, cria uma identidade e um reconhecimento entre eles. Do ponto de vista técnico teremos uma base de dados única no município que beneficia quem necessita deste cadastro”, afirmou Tácio Rodrigues, secretário adjunto.

Primeira Edição © 2011