Terremoto na Turquia mata pelo menos 22

25/01/2020 11:10

A- A+

Reuters

compartilhar:

O número de mortos por um forte terremoto no leste da Turquia chegou a 22 neste sábado, enquanto equipes de resgate procuravam sobreviventes presos sob os escombros de prédios que desabaram.

O terremoto de magnitude 6,8 sacudiu a província de Elazig, a cerca de 550 km a leste da capital Ancara, e foi seguido por mais de 390 tremores secundários, 14 dos quais com magnitude acima de 4.

Dezoito pessoas morreram em Elazig e mais quatro na província vizinha de Malatya, disse a Autoridade de Emergência e Desastres da Turquia (AFAD), acrescentando que 1.103 outras estavam feridas e em hospitais da região. Ele disse que os esforços de resgate estão em andamento em três locais diferentes em Elazig.

As emissoras turcas mostraram imagens de equipes de resgate retirando pessoas dos destroços, cerca de 17 horas após o terremoto.

Falando em Elazig, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que a estimativa é de que 22 pessoas ainda estejam presas sob escombros. A AFAD disse mais tarde que 40 pessoas foram resgatadas até agora.

Falando ao lado de Soylu, o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse que 128 pessoas feridas estavam recebendo tratamento e que 34 delas estavam em terapia intensiva, mas não em condições críticas. Ele disse que outros centros médicos seriam criados, se necessário.

As equipes de resgate trabalharam a noite toda com as mãos, brocas e escavadeiras mecânicas para remover tijolos e gesso dos prédios que desabaram em Elazig, onde a temperatura da noite caiu para 8 graus Celsius negativos.

“Nossas casas desabaram ... não podemos entrar nelas”, disse um homem de 32 anos da cidade de Sivrice, epicentro do terremoto.

“Em nossa aldeia, algumas pessoas perderam a vida. Espero que Deus nos ajude”, disse o homem, que deu apenas seu primeiro nome, Sinasi. “Nossos animais morreram. Nossas famílias se reuniram ao redor do fogo para passar a noite, cobertas com cobertores”, disse Sinasi, enquanto ele e um parente tentavam se aquecer com um pequeno incêndio.

A mídia estatal disse neste sábado que o presidente Tayyip Erdogan cancelou seus planos em Istambul e viajará para Elazig.

ESFORÇO DE RESGATE

A mídia estatal na Síria e no Irã informou que o terremoto foi sentido nesses países. A mídia local no Líbano disse que as cidades de Beirute e Trípoli também sentiram o terremoto.

Na noite de sexta-feira, Soylu o descreveu como um incidente de “nível 3”, de acordo com o plano de resposta a emergências do país, o que significa que pedia uma resposta nacional, mas não exigia ajuda internacional.

Ele disse que a Turquia, que atravessa falhas sísmicas e é propensa a terremotos, aprendeu lições de desastres anteriores que o ajudaram a resolver o incidente de sexta-feira. Drones foram implantados nas operações de busca e na comunicação entre as províncias.

Equipes de emergência e equipamentos de resgate foram enviados de outras províncias para Elazig, com milhares de equipes de resgate e pessoal médico no local para procurar e ajudar os sobreviventes. A companhia aérea Turkish Airlines iniciou voos adicionais para Elazig de Ancara e Istambul para ajudar no transporte de equipes de resgate.

A AFAD alertou os moradores para não voltarem aos edifícios danificados devido ao perigo de novos tremores secundários. Ela disse que camas, cobertores e tendas estavam sendo enviados para a área, onde algumas pessoas se abrigavam em ginásios esportivos. O grupo de ajuda turca Kizilay também enviou alimentos, aquecedores e outros materiais para a região.

“Desejo a misericórdia de Deus para com nossos irmãos que perderam a vida no terremoto e cura urgente para os feridos”, disse Erdogan no Twitter na sexta-feira.

O ministro do Meio Ambiente e Urbanização, Murat Kurum, que falou ao lado de Soylu neste sábado, disse que cinco edifícios em Elazig desabaram no terremoto e que houve várias estruturas fortemente danificadas.

Soylu também disse no sábado que uma prisão na província vizinha de Adiyaman estava sendo evacuada devido a danos ao prédio. O ministro da Justiça, Abdulhamit Gul, disse que os presos estão sendo transferidos para prisões em três províncias próximas.

A Turquia tem uma história de terremotos poderosos. Mais de 17.000 pessoas foram mortas em agosto de 1999, quando um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a cidade ocidental de Izmit, 90 km a sudeste de Istambul. Cerca de 500.000 pessoas ficaram desabrigadas.

Em 2011, um terremoto atingiu a cidade de Van e Ercis, no leste, a cerca de 100 km ao norte, matando pelo menos 523 pessoas.

Primeira Edição © 2011