Trabalho acadêmico mostra Programa Ronda no Bairro

18/01/2020 09:25

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, voltou a ser tema de produção acadêmica. Dois meses depois de a Comunicação do programa ter sido apresentada como exemplo de utilização do jornalismo de marca dentro do serviço público em Alagoas, em um trabalho de conclusão de pós-graduação, chegou a vez do programa ter a sua atuação com segurança de proximidade reconhecida como exemplo de sucesso na diminuição dos índices de violência em Maceió.

O trabalho intitulado “A integração entre a Polícia Militar de Alagoas e o Programa Ronda no Bairro na redução de crimes contra o patrimônio no bairro do Jacintinho, na cidade de Maceió - AL” foi escrito pelo tenente-coronel Eliezer Roosevelt Mendonça Lisboa para conclusão do Curso Superior de Polícia, e apresentado nesta quinta-feira (16), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo.

De acordo com o autor, o objetivo era mostrar que um trabalho conjunto e humanizado, dentro das forças de segurança pública, é capaz de produzir efeitos mais eficazes e duradouros no combate à violência e à criminalidade.

“Nos estudos feitos para a produção do trabalho, foi percebida uma diminuição nos índices de criminalidade no bairro do Jacintinho. Em comparação aos anos antes da chegada do programa àquele território, nota-se uma redução significativa na quantidade de crimes cometidos, especialmente aqueles contra o patrimônio. E a abordagem adotada pelo Ronda no Bairro é o que faz toda a diferença, pois aproxima a comunidade das forças de segurança”, apontou.

Ainda segundo o tenente-coronel, “é muito claro que, ainda que o Ronda no Bairro tenha surgido baseado em projetos semelhantes no Brasil e mundo afora, hoje ele se estabelece como sendo algo único, muito em virtude do trabalho social que também realiza, e já serve como exemplo para todos os estados do nosso país”.

Para o superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva - que também esteve presente na banca avaliadora -, “momentos como este reafirmam o sucesso do trabalho desenvolvido até aqui e mostram que é possível, sim, fazer segurança pública de forma diferenciada e com frutos positivos para todos”. 

“Ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade em continuar prestando um serviço de excelência à população, mas este é um bom desafio e que nos motiva a dar sempre o nosso melhor em prol das comunidades que atendemos”, pontuou.

Primeira Edição © 2011