Sucessão em Maceió - Alfredo Gaspar poderia esperar para disputar o governo...

07/01/2020 09:54

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

O cenário da sucessão em Maceió pode até mudar, mas as análises e especulações vão continuar concentradas numa disputa com três fortes opções para o eleitorado, envolvendo a candidatura do deputado federal JHC, pelo PSB, de Alfredo Gaspar, pelo MDB ou um partido aliado, e do candidato apoiado pelo prefeito Rui Palmeira, que prefere um nome do PSDB.

João Henrique Caldas é candidato declarado desde a eleição de 2016, vencida por Rui, e na qual ele – JHC – ficou em terceiro com votação positivamente surpreendente. O deputado tem o apoio do senador Rodrigo Cunha, presidente regional do PSDB.

Rui Palmeira não apoia (nem apoiará) JHC por considerá-lo um adversário, avaliação que se sedimentou já na campanha de 2016. O prefeito entende, inclusive, que o PSDB comanda o Município e deve naturalmente apresentar o seu próprio postulante. Correto.

No bloco liderado pelo MDB, do governador Renan Filho e do senador Renan, o nome em destaque – e não de agora – é o do procurador de Justiça Alfredo Gaspar Mendonça. É o ‘possível’ candidato mais comentado, mas especulado pela mídia, mas sua candidatura é apenas ‘um projeto ainda sem definição’.

A questão a considerar é que Alfredo Gaspar estaria para Alagoas, hoje, como Sérgio Moro para o Brasil. Portanto, com estatura bem acima de possíveis concorrentes a uma eleição em Maceió. A avaliação da Coluna, por exemplo, é de que Gaspar tem potencial para disputar o governo, numa batalha de alto nível. Isso, aliás, deveria ser objeto de uma pesquisa qualitativa para orientar melhor o comando do MDB. Simples: o eleitor que apoia e quer Alfredo Gaspar no governo pode não assimilá-lo como prefeito.

Uma das alternativas, do MDB, seria lançar Maurício Quintella, ex-ministro e ex-deputado federal ‘bom de urna’, tanto que em 2018, na corrida ao Senado, ficou em terceiro (atrás de Rodrigo Cunha e Renan, os eleitos) colocando quase 130 mil votos à frente do então senador Benedito de Lira, decano da política estadual. O MDB poderia até se compor para apoiar JHC, indicando o candidato a vice-prefeito, numa aliança com retorno traduzido em apoio a Alfredo Gaspar na sucessão de 2022.

Por que não?

 

EM VIGOR, A LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE

Autor da proposta que resultou na Lei do Abuso de Autoridade, que começou a vigorar no final de semana, o senador Renan Calheiros valeu-se do twitter para destacar: “Colaborei para mudar velhos e tristes hábitos. Quanto maior o poder, mais perigoso o abuso”. A nova legislação pune abusos nos poderes e em instituições como Ministério Público e Polícia Federal.

 

O ROLO COMPRESSOR DE RENAN FILHO

Renan Filho deverá manter o ritmo intenso de execução de obras que marcou o primeiro ano de seu segundo mandato. Uma dessas obras será o Hospital Metropolitano de Maceió, com estrutura superior ao celebrado Hospital da Mulher, inaugurado em 2018 poucos antes da entrega da novíssima UPA do Jacintinho.

 

MAIS UM RETROCESSO DO MINISTRO TOFFOLI

Decisão recente do ministro Dias Toffoli abre caminho para que pessoa viva possa ser homenageada com o nome afixado em imóveis públicos. Retrocesso absurdo. Os gestores se sentirão à vontade para estampar em escolas, rodovias, avenidas e outras obras o nome até de pessoas procuradas pela Polícia Federal.

 

Primeira Edição © 2011