Hemoal não funciona para coleta de sangue

23/12/2019 17:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com o estoque de sangue estabilizado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) – Unidades Maceió e Arapiraca – não vai abrir para coleta de sangue nesta terça (24) e quarta-feira (25), véspera e dia de Natal. Durante os dois dias, ponto facultativo e feriado estadual, o órgão contará com técnicos de plantão apenas para liberar sangue aos hospitais e maternidades estaduais, que irão funcionar normalmente neste período.

Na quinta-feira (26), o Hemoal retoma a captação de sangue normalmente. Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), abre às 7h. Já a Unidade Farol, no Hospital Veredas – antigo Hospital do Açúcar – abre às 7h30. No interior do Estado, a Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Geraldo Barboza, no bairro Centro, inicia o atendimento às 7h30.

Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

Ainda de acordo com portaria do Ministério da Saúde, ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Contudo, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses para as mulheres. Para os homens o intervalo é menor, de apenas dois meses.

Demais Unidades – O HGE, os três Ambulatórios 24 Horas, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, o Hospital da Mulher e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) em Maceió, além do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estarão com o atendimento regular nos dois dias. Para os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira, e Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, devem se dirigir somente os usuários que necessitem de primeiros socorros e outros procedimentos, a exemplo de curativos e pequenas suturas.

Nas UPAs Tabuleiro do Martins e Jacintinho, localizadas, respectivamente, na Avenida Durval de Góes Monteiro e na Ladeira do Óleo, o atendimento é voltado para pacientes que estejam com dor de cabeça, vomitando, com diarreia, crise de asma e diabetes, além de convulsões. As duas unidades, construídas e mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizam o atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. O Hospital da Mulher, no bairro Poço, em Maceió, irá funcionar normalmente para atender as gestantes de baixo risco em trabalho de parto e que forem encaminhadas pela Central de Regulação, além das vítimas de violência sexual, por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

HGE e HEA –Já os casos que devem ser encaminhados ao HGE e Hospital de Emergência do Agreste, são os de maior gravidade ou aqueles que demandam atendimento de especialistas e a realização de exames de maior complexidade. Devem ser encaminhados para as duas unidades, os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

Primeira Edição © 2011