Profissionais são capacitados sobre doença renal crônica

18/12/2019 14:40

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o objetivo de orientar médicos, enfermeiros e nutricionistas da Atenção Básica sobre tratamento e acompanhamento de pacientes acometidos por doença renal crônica, a Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (18), o curso “Qualificação em Cuidado ao Paciente com Doença Renal Crônica”, que ocorreu no auditório do órgão.

Andréa Barbosa, gerente de Atenção às Doenças Crônicas da SMS, deu início ao curso explicando sobre a implantação de uma linha de cuidados ao renal crônico que deve funcionar a partir de 2020. “Estamos adotando uma nova metodologia para os pacientes dentro desse olhar do cuidado integral, onde o paciente é encaminhado visando à estratificação de risco, os sinais e sintomas da doença para que eles sejam encaminhados ao nefrologista, em caso de necessidade, ou mesmo, se o caso agravar, que seja atendido pelo serviço especializado”, explicou.

“Essa linha de cuidados e encaminhamentos deve estar atrelada a ações preventivas e de orientação desses pacientes, por meio de um trabalho contínuo e diário da Atenção Básica, para que o paciente renal não venha a ter complicações. E caso tenha, os profissionais de saúde devem saber quais os serviços disponíveis para cada caso”, completou Andréa Barbosa.

A Gerente de Atenção às Doenças Crônicas também apresentou um panorama da doença renal crônica em Alagoas e no Brasil e os dispositivos legais que parametrizam o cuidado com o paciente renal crônico. Além disso, a profissional trouxe ainda a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) direcionados ao atendimento desses usuários.

Agenor Antônio Barros é médico nefrologista do Hospital Geral Dr. Osvaldo Brandão Vilela e também esteve presente na capacitação trazendo um olhar sobre o atendimento dos pacientes que já estão em tratamento nas clínicas, focando no cuidado, rastreio e diagnóstico do paciente renal crônico. Além disso, o profissional promoveu discussões sobre o papel da Atenção Básica no acompanhamento desses usuários.

Nutrição para pacientes com doença renal

Marina Demas é nutricionista clínica da Santa Casa de Misericórdia e durante a capacitação apresentou os aspectos nutricionais no cuidado do paciente renal crônico. A profissional apresentou os principais grupos de risco para doenças crônicas que são os hipertensos, diabéticos, obesos, tabagistas, pessoas com histórico de doença no aparelho circulatório e de doença renal crônica da família.

A nutricionista explicou ainda as alterações metabólicas e nutricionais desses pacientes e apresentou que alimentos são indicados e contraindicados para a doença renal. “A alimentação é uma das funções de equilíbrio do corpo e da saúde, por isso a dieta é tão importante para pacientes renais crônicos não tenham o quadro agravado no futuro”, explicou Marina Demas.

Primeira Edição © 2011