Sefaz entrega alimentos à instituição beneficente cadastrada

16/12/2019 17:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) doou cerca de 52 quilos de alimentos não-perecíveis à Associação Católica São Vicente de Paulo - Casa de Ranquines, cadastrada na campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC). O objetivo é promover a cidadania fruto da boa prática da educação fiscal no Estado.

A ação faz parte de uma parceria entre a Assessoria Especial de Ética e Compliance e a NFC e aconteceu no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, no bairro Jacarecica, em Maceió. Os donativos foram arrecadados durante o 6º Fórum de Compliance e Integridade, que ocorreu no dia 9 de dezembro.

De acordo com assessor especial de Ética e Compliance, Rodrigo Bittencourt, a equipe busca trazer, nos Fóruns realizados mensalmente, temáticas bem importantes para servidores da Sefaz e sociedade, e assim, todos acabam contribuindo com as doações. “O Fórum surgiu para unir conhecimento e solidariedade. Os resultados que estão sendo obtidos nos impressionam. Ficamos felizes em ajudar, é a essência da cidadania”.

Para a chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, a parceria com o Compliance incentiva as pessoas a se juntarem a causa da doação, como também conhecerem como a NFC muda a realidade das instituições, a importância de colocar o CPF na nota e seus benefícios.

O representante da Casa de Ranquines, Cristiano França, ressaltou como a parceria com a Sefaz vem ajudando a instituição a realizar sonhos. Ele confessou estar ansioso para o próximo sorteio que acontecerá nesta terça (17). “Com a participação na NFC, nós fizemos reformas, conseguimos adquirir dois veículos e implantamos a energia solar. Servimos refeições diárias à população de rua, com essa doação damos um respiro de alívio. Só temos a agradecer a Fazenda por ser humana em ajudar a nossa e várias instituições beneficentes do Estado”.

Essa já é a terceira doação de alimentos que a Sefaz realiza neste ano. Em setembro, foram entregues 58 quilos de alimentos arrecadados no 3º Fórum de Compliance e Integridade e no projeto Sextas do Saber. Já em outubro, a arrecadação foi voltada às crianças com a doação de brinquedos entregues às Creches Escola Pró-amor e Jesus de Nazaré. Em novembro, foram entregues 140 quilos de alimentos arrecadados no 5º Fórum de Compliance e Integridade.

Sobre a Instituição

A Casa de Ranquines, associação evangelizadora e de assistência, realiza serviço de acolhimento institucional a Idosos, serviço de convivência com crianças e famílias, e distribui de 200 refeições diárias a população de rua.

Nota Fiscal Cidadã

A NFC devolve ao consumidor parte dos impostos arrecadados via ICMS pelos estabelecimentos comerciais. Na prática, após comprar um produto, o estabelecimento paga o imposto dessa mercadoria para o Governo do Estado e até 10% do ICMS volta para o consumidor que pediu a nota, registrou seu CPF na hora da compra e se cadastrou na campanha.

Vale ressaltar que é possível compartilhar notas fiscais com alguma instituição cadastrada na NFC. Ao todo são 93 entidades. A cada 10 notas fiscais o consumidor ganha um cupom. Quando ele compartilha, ganha o número de cupons em dobro. O site oficial é o nfcidada.sefaz.al.gov.br.

Sorteio de natal

O último sorteio do ano da NFC, especial de Natal, ocorre na Escola Fazendária, em Jacarecica, às 9h, e irá premiar instituições e pessoas físicas com valores que, somados, chegam a R$ 2 milhões.

Primeira Edição © 2011