Operação integrada combate fraudes e sonegação fiscal

10/12/2019 15:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) atuou, nesta terça-feira (10), na ação de combate à sonegação fiscal nos municípios de Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho D’Agua Grande e Campo Alegre. A iniciativa busca coibir o esquema de fraudes e a sonegação de tributos na região, promovendo uma concorrência leal entre os comerciantes.

De acordo com as investigações, as fraudes fiscais teriam provocado um dano de mais de 108 milhões aos cofres públicos alagoanos. As empresas envolvidas efetuaram um expressivo volume de vendas sem a emissão de documentos fiscais, entregaram mercadorias em locais diversos dos indicados nas notas, realizaram o cancelamento fraudulento de um grande número de documentos fiscais, não recolheram o ICMS por Substituição Tributária de distintos produtos comercializados, usaram artifícios para burlar as regras do regime de benefícios fiscais de atacadistas e constituíram empresas em nome de interpostas pessoas.

“A Sefaz faz todo o trabalho de inteligência fiscal, identificando a fraude tributária e, em seguida, comunica aos órgãos integrantes do Gaesf [Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens]. O objetivo é inibir a concorrência desleal dos contribuintes que não pagam impostos e conseguem ter preço menor que os bons empresários”, explica o secretário da Receita Estadual, Luiz Dias.

O material apreendido será remetido à 17ª Vara Criminal da Capital, que é a responsável pelo Combate ao Crime Organizado em Alagoas.

O nome da operação “Senhor do Sol” faz referência a um dos principais comerciantes do Agreste alagoano, que iniciou suas atividades mercantis, com a maioria das empresas envolvidas nos delitos relacionados, na famosa Rua do Sol, em Arapiraca, principal local do comércio atacadista de alimentos no interior de Alagoas.

A operação “Senhor do Sol” foi desencadeada através de uma força-tarefa do Ministério Público de Alagoas, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Rádio Patrulha (RP), do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), delegados e agentes da Polícia Civil (PC/AL), e auditores da Sefaz.

Primeira Edição © 2011