O caminho natural do PT em Alagoas

05/12/2019 13:04

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Não se trata de estratégia, projeto, plano ou coisa do gênero. É o caminho óbvio a ser percorrido: derrotado nas eleições gerais do ano passado, o Partido dos Trabalhadores tem mais é que se lançar na batalha eleitoral do próximo ano. E não como coadjuvante, como fez em pleitos passados, mas com candidatos próprios. Será um esforço de reerguimento, agora com Lula em liberdade, em busca de espaços perdidos. O PT não se acabou, nem com a prisão do principal líder e ex-presidente da República, nem com a derrota de Fernando Haddad para Jair Bolsonaro. O partido criado no início da década de 1980 continua com uma estrutura forte. Está bem representado na Câmara Federal e no Senado e comanda alguns e estados e muitos municípios. Tanto pela sobrevivência quanto pela necessidade de expansão, cabe-lhe escolher bons nomes para a batalha nas urnas municipais.

O próprio Lula recomenda que as lideranças petistas se organizem e lancem candidatos próprios principalmente nas grandes cidades. Tradicionalmente, o PT se sai bem nas disputas eleitorais em importantes capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife. Mas a campanha de 2020 servirá, sobretudo, para recompor o patrimônio ético e moral do partido, resgatando-o do profundo desgaste sofrido em meio ao processo do petrolão. Nesse sentido, parece crucial, mas imperioso, aos líderes petistas a adoção de um discurso de humildade e de reconhecimento de erros cometidos. O momento não comporta arrogância.

Aqui, o comando estadual petista anuncia o intento de concorrer à sucessão de Rui Palmeira, mas sem comprometer a aliança com o MDB. Ricardo Barbosa, presidente regional, deseja disputar a Prefeitura e deve obter o apoio partidário. Legítimo e natural, já que a eleição, tudo indicará, será decidida em dois turnos. Servirá para o PT avaliar o seu nível de aprovação popular, mas também difundir o discurso nacional já voltado para a sucessão presidencial de 2022. Ao final, o partido terá se exercitado no campo da luta eleitoral sem melindrar a estratégia de composição com o MDB para a disputa decisiva do segundo turno.

 

Primeira Edição © 2011