140 quilos de alimentos são entregues a instituições cadastradas

26/11/2019 13:06

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) doou, nesta segunda-feira (25), 140 quilos de alimentos não perecíveis para três instituições beneficentes cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã (NFC).


A ação é fruto de uma parceria entre a Assessoria Especial de Ética e Compliance e a NFC, e aconteceu no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, no bairro de Jacarecica, em Maceió.

O Instituto Estrela de Jesus, o Instituto Espírita Manoel Batista e a Associação Beneficente Santa Lúcia foram as três instituições beneficiadas, onde os alimentos servirão para alimentar crianças, gestantes e famílias carentes. Os donativos foram arrecadados no 5º Fórum de Compliance e Integridade, realizado neste mês de novembro.

O Instituto Espírita Manoel Batista participa da campanha desde o começo. De acordo com o representante, Vinícius Gomes, várias melhorias já foram realizadas graças a NFC, como por exemplo, a implantação de energia solar, permitindo reduzir bastante as despesas.

“Esta semana, estamos colocando refrigeração nas salas paras as crianças, melhorando a circulação e entrada de ar para o conforto delas. Nós agradecemos muito a toda equipe da Sefaz. Com essa doação, vai ajudar bastante à entidade, já que atende 80 crianças diariamente, gestantes carentes e idosos do Vale do Reginaldo e imediações. Tudo o que vem pra gente é um alívio, estamos felizes”.

Já a representante do Instituto Estrela de Jesus, Nailza Vitor, diz que estão sempre sendo agraciados com os sorteios, e que vem fazendo muitas obras de melhoria na estrutura. “Já compramos freezer, televisor, e por último, conseguimos colocar energia solar. Esta semana o pessoal está instalando, graças aos recursos do Prêmio, sem ele não seria possível avançar tanto”.

Para a representante da Associação Beneficente Santa Lúcia, Maria Helena, a NFC é uma realização de sonhos, e vem mudando realidade da instituição. “Como trabalhamos com creche, vai ajudar por demais as nossas crianças. Mantemos uma creche-escola com 156 crianças com cinco refeições diárias. Os alimentos chegaram na melhor hora possível, isso aqui pra gente é ouro”.

De acordo com a chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, as entidades foram sorteadas para receberem as doações. “Ficamos muito honrados em colaborar com essas ações que ajudam instituições carentes. Assim, continuaremos promovendo a cidadania e a boa prática da educação fiscal no Estado”.

Para o Assessor Especial de Ética e Compliance, Rodrigo Bittencourt, o Fórum surgiu para unir conhecimento e solidariedade e os resultados que estão sendo obtidos nos impressionam. “Buscamos trazer temáticas bem importantes para servidores da Sefaz e sociedade e todos acabam contribuindo com as doações. Essa também é a essência do Fórum e ficamos felizes em saber que podemos ajudar com as doações”, colocou.

Essa já é a segunda doação de alimentos que a Sefaz realiza neste ano. Em setembro, foram entregues 58 quilos de alimentos arrecadados no 3º Fórum de Compliance e Integridade e no projeto Sextas do Saber. Já em outubro, a arrecadação foi voltada às crianças com a doação de brinquedos entregues às Creches Escola Pró-amor e Jesus de Nazaré.

NOTA FISCAL CIDADÃ

A NFC devolve ao consumidor parte dos impostos arrecadados via ICMS pelos estabelecimentos comerciais. Na prática, após comprar um produto, o estabelecimento paga o imposto dessa mercadoria para o Governo do Estado e até 10% do ICMS volta para o consumidor que pediu a nota e registrou seu CPF na hora da compra.

Vale ressaltar que ao pedir o CPF na nota e se cadastrar na Nota Fiscal Cidadã é possível compartilhar notas fiscais com alguma instituição cadastrada na campanha. Ao todo são 93 entidades. A cada 10 notas fiscais o consumidor ganha um cupom. Quando ele compartilha, ganha o número de cupons em dobro. O site oficial é o nfcidada.sefaz.al.gov.br.

Primeira Edição © 2011