Posse de bebê prefeita e ações abrem Semana do Bebê

24/11/2019 17:04

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Ana Clara dos Santos Silva é a mais nova bebê prefeita de Maceió. Ela foi a primeira bebê nascida em maternidade pública da capital neste domingo (24) e recebeu simbolicamente a chave da cidade. A ação abre a 5ª edição da Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef). Atividades na Rua Fechada da Ponta Verde também marcaram o primeiro dia da programação.

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, visitou a recém-nascida e lembrou o significado do gesto. “É muito importante a iniciativa e melhor ainda é tudo o que é oferecido durante o ano pela Prefeitura. Estamos numa maternidade pública, na qual contratualizamos os serviços e a gente vê que está tudo funcionando e que Prefeitura está honrando os compromissos. Aqui temos uma mãe muito feliz ao lado da neném que já recebeu a chave da cidade, representando o início da campanha, e hoje mesmo temos muitas ações na Rua Fechada”, pontuou o gestor.

A bebê prefeita nasceu às 00h12 no Hospital Santo Antônio e é filha de Natali dos Santos e Arnaldo da Silva, moradores do Clima Bom. Ana Clara terá um mandato de um ano para cumprir a agenda de representar o cuidado do Município com a primeira infância.

A abertura da Semana do Bebê também levou uma grande ação para a Rua Fechada, na orla de Ponta Verde.   As ações integradas ofereceram atendimentos e atividades nas áreas de educação, saúde, assistência social, trânsito, esporte e lazer. Oficinas, danças, orientações e recreação atraíram as famílias que passaram pelo local.

Ana Carolina Machado é empresária e avó da Isabela Costa, de 3 anos. A pequena aproveitou o espaço de jogos educativos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A avó também se divertiu. “Acho muito importante isso , porque é a partir desta idade que se forma o caráter da criança. Aqui tem interação, educação sobre coleta de lixo e exercícios para a exercitar a coordenação motora, por exemplo. Só vamos sair quando acabar”, disse a empresária.

No estande da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Emilly Caroline, de 4 anos, estava com rosto pintado e pincel na mão produzindo uma obra de arte. “Pintei meu nome e flores. Estou gostando de estar aqui e vou continuar pintando”, falou. A inclusão social também se fez presente. Sarah Betina do Nascimento tem 6 anos, é cadeirante e ficou feliz por ter acesso à Estação Saber, a biblioteca volante da Semed: “estou me sentindo muito bem. Vim pra Semana do Bebê, pintei o rosto, a bolsa, me diverti e gostei muito”.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que é médica, também vestiu a camisa da Semana do Bebê. “A educação é base de tudo e, inclusive, orienta a busca por saúde e o cuidado da criança. A Semana do Bebê tem um papel importante de chamar atenção da população para conscientizar que o bebê deve ser cuidado todo dia e toda hora para que ele cresça bem. A Prefeitura assume esse papel, a cada ano há uma melhoria nas ações e elas acontecerão nos bairros, pois é onde elas precisam acontecer”, enfatizou Ana Dayse. “Nosso agradecemos ao Unicef por ter escolhido Maceió uma das 10 capitais de trabalho e a resposta  dada através dos indicadores que mostram o nosso crescimento”, acrescentou.

A programação

A Semana do Bebê tem o objetivo de fortalecer as ações de cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. Este ano, a programação apresenta o tema “Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda vida!”. O Município mobilizou órgãos municipais, parceiros e apoiadores para realizar atividades até o próximo sábado (30).

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Andrea Houly, destaca a parceria com instituições e que o objetivo é melhorar o desenvolvimento das crianças maceioenses. “Hoje é um início de uma semana cheia de atividades. Teremos atividades nos Cmeis e Cras, além das diversas ações promovidas pelos parceiros. Isso tudo para que as crianças tenham uma primeira infância melhor, esse ano com foco na alimentação saudável”, disse Andrea.

Para a consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, o foco é mostrar que toda sociedade é responsável pelo desenvolvimento da primeira infância. “É estratégia de mobilização social que o Unicef vem apoiando em Maceió e em várias cidades do Brasil, porque entendemos a importância do cuidado e da proteção integral na primeira infância. Trazemos uma mensagem de que todos os parceiros, instituições, famílias e comunidades têm essa responsabilidade. Todo trabalho deve seja humanizado na perspectiva da garantia dos direitos, proteção e promoção dos direitos da primeira infância”, explicou.

A juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível de Maceió da Infância e Juventude, prestigiou o evento e ressaltou a união de forças para garantir os direitos das crianças: “Há comprovação científica de que a fase do ventre materno até os 6 nos de idade é importantíssima para o desenvolvimento da criança, ou seja, o futuro do cidadão terá consequência pelo que foi cuidado nessa fase. Todos nós precisamos contribuir para assegurar todos os direitos das crianças. Estou muito feliz em ver que a gente vem tendo essa consciência”.

Parceria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma das instituições parcerias da ação e promoveu o resgate de brincadeiras antigas com as crianças que passaram pela Rua Fechada. “Já é o terceiro ano que a gente vem participando e é uma semana muito importante que chama atenção para todos os cuidados com a criança. A gente leva muita informação sobre as necessidades da primeira infância”, disse Taise de Almeida, coordenadora de Programa de Intervenção Precoce da Apae.

Não faltou alegria e diversão para a garotada no espaço de atividades do grupo Sorriso de Plantão. Kelwin Barros, o “Drº Remexe”, falou do sentimento de ser voluntário e contribuir com o evento. “É o segundo ano consecutivo que estamos aqui e é maravilhoso participar e realizar atividades lúdicas, fazendo um pouco do que já praticamos nos hospitais com a interação nas áreas de pediatria. A gente liberta a criança interior e recebe sorrisos, o melhor presente”, exaltou o estudante de Radiologia.

Lei

A Semana do Bebê de Maceió passou a integrar o calendário oficial de programação de eventos do Município a partir da instituição da Lei Municipal nº 6.673, de 23 de junho de 2017, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira. A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o Unicef sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil.

Primeira Edição © 2011