Recuperação de nascente eleva qualidade de vida

21/11/2019 13:11

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

No município de União dos Palmares, mais precisamente na Serra da Barriga, berço da resistência representada por Zumbi dos Palmares, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), recuperou uma nascente, que é usada para o abastecimento de famílias quilombolas, e inaugurou a Fonte Cristalina Dandara, elevando a qualidade de vida dos moradores da região e enriquecendo o turismo local. As ações foram realizadas na quarta-feira (20).

Dona Neusa Maria dos Santos, de 69 anos, descendente de quilombolas e moradora da região desde que nasceu, foi uma das beneficiadas com a recuperação da nascente do local. Agora, ela e sua família têm acesso a uma água de qualidade para o consumo.

“Antes a água não era assim. Às vezes, tinha um gosto diferente. A gente tentava proteger o local com telhas para que nenhuma sujeira chegasse, mas nem sempre resolvia. Agora é diferente, ela é mais fina, não tem gosto e a gente usa para fazer tudo sem medo”, conta dona Neusa.

Além da recuperação, foi criada a Fonte Cristalina Dandara, na ladeira da Serra da Barriga, com o intuito de hidratar turistas e moradores que percorrem a região, recebendo a mesma água que abastece as quase dez famílias da localidade. O nome escolhido foi uma homenagem à guerreira Dandara, que também se tornou símbolo de resistência pela luta contra a escravidão no período do Brasil Colônia.

 “A ideia inicial era fazer a recuperação apenas da fonte. Mas não sabíamos que os moradores estavam com água tão imprópria para consumo humano. Foi aí que conhecemos a dona Neusa e as famílias que consumiam essa água imprópria. Quando chegamos ao local, constatamos que era uma água muito comprometedora para a saúde. Antes da nossa intervenção, era comum que animais de várias espécies compartilhassem da mesma água dos moradores. Então, melhoramos a qualidade da água e fizemos todo tratamento, para que não houvesse risco para o consumo humano”, relata o coordenador do Programa, Adolfo Barbosa.

O Programa de Recuperação de Nascentes já recuperou, desde 2015, mais de 180 delas que estavam sem funcionamento ou prejudicadas pela ação do homem. Mais de 16 mil pessoas foram beneficiadas.

Além disso, os técnicos da Semarh capacitam os moradores das localidades, que podem repetir o processo em outras regiões, fazendo uma ação multiplicadora da ação.

Na Serra da Barriga, além de elevar a qualidade de vida dos moradores, a recuperação da nascente se tornou um atrativo às pessoas que visitam a localidade, como destaca o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira.

“O trabalho do programa de recuperação transforma toda a área de nascente em um filtro natural, protegendo de qualquer ação que possa comprometer o líquido. Além de melhorar a qualidade de vida, eleva a autoestima de todos. E aqui, conseguimos levar esse recurso hídrico aos turistas e moradores da região, com a Fonte Cristalina Dandara, que podem provar e se hidratar dessa água que um dia já serviu para saciar a sede de todo um povo que lutou por sua liberdade. É um fato histórico que podemos resgatar e compartilhar com todos que visitam a região”, enfatizou Pereira.

Maratona Hídrica

A ação faz parte da Maratona Hídrica, que percorrerá mais de 20 municípios nos próximos 30 dias visando levar água própria para o consumo às famílias que moram em regiões de seca e com dificuldade no acesso aos recursos hídricos.

Serão entregues nos municípios equipamentos dos programas executados pela Semarh, como os Programas Água Doce (PAD), Água Para Todos e o Programa de Microssistemas e a Recuperação de Nascentes. 

Além disso, será feito o cadastro e serão entregues outorgas para o uso da água na região do Sertão.  Também serão realizadas visitas as obras que estão em andamento.

Dentre as obras que serão entregues e as que estão em andamento, serão beneficiadas um total de mais de 4.100 famílias alagoanas, que terão água pronta para o consumo.

Primeira Edição © 2011