Fiscalização nos coletivos garante segurança aos usuários

10/11/2019 14:40

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Visando melhorar a mobilidade urbana e proporcionar um transporte público de qualidade aos passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deflagrou a Operação Coletivo Seguro nos terminais de ônibus urbanos da capital.

A Operação Coletivo Seguro foi iniciada no último dia 29 de outubro, e desde então já passou pelos terminais do Vergel, Benedito Bentes, Trapiche da Barra, Colina, Cruz das Almas, Pontal e do Clima Bom. Ao todo, 135 autuações já foram lavradas, 47 ônibus foram lacrados e encaminhados às garagens de suas respectivas empresas e outros 10 veículos foram removidos ao pátio da SMTT.

As principais irregularidades encontradas pelas equipes da SMTT durante as fiscalizações da Operação Coletivo Seguro são a falta de higiene, iluminação interna e externa dos ônibus deficitárias, elevadores de acessibilidade inoperantes, pneus em mau estado de conservação, sensores sonoros sem funcionar, poltronas danificadas, para-brisas trincados, extintores de incêndio fora do prazo de validade entre outros problemas estruturais.

“A Operação Coletivo Seguro foi criada a partir das denúncias que a SMTT recebeu através do número 118. Os problemas encontrados durante as fiscalizações são graves e devem ser cobradas das empresas suas possíveis melhorias, pois o transporte público precisa ser de qualidade e totalmente seguro para evitar a ocorrência de acidentes. Por isso, as vistoras estão acontecendo em diversos terminais da capital, onde é verificada toda a parte estrutural dos coletivos para que os passageiros possam realizar suas viagens com mais tranquilidade, sabendo que o coletivo foi vistoriado pela Superintendência”, declarou o gestor da SMTT, Antônio Moura.

“Vale ressaltar, também, que a operação está recebendo a aprovação dos usuários do SIMM. Então, os resultados alcançados são muito positivos e beneficiam muito a população maceioense”, complementou Moura.

Como denunciar

A participação da população também é fundamental para a execução dos serviços de fiscalização no transporte coletivo urbano da capital. Através do Disque SMTT, pelo número 118, o maceioense pode registrar qualquer tipo de ocorrência referente ao conforto, qualidade e segurança nos coletivos.

Para isso, o cidadão precisa saber a linha, o local onde aconteceu o problema, o horário e o número que fica na parte lateral do ônibus. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Primeira Edição © 2011