Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas apresenta vencedores

08/11/2019 13:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A terceira edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas ( Experiment/AL) chegou ao fim, mas deixou uma grande marca para jovens cientistas e professores alagoanos.

As equipes que conquistaram a primeira colocação na categoria ensino fundamental e ensino médio ganharam uma bolsa de iniciação cientifica, durante 12 meses, para investir nas suas pesquisas. Os que ficaram em segundo e terceiro lugares, além de certificados e troféus, receberam credenciais para participar de eventos de CT&I, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 17 a 20 de março de 2020, em São Paulo.

Durante quatro dias foram apresentadas 50 pesquisas científicas produzidas em Alagoas por estudantes da rede pública e privada de ensino de 17 cidades do estado, além da capital Maceió.

A Experiment-AL aconteceu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro do Jaraguá, de 4 a 7 deste mês, interagindo com a Bienal do Livro de Alagoas.

Para secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Cecília Rocha, a Feira representou o pontapé inicial para que esses estudantes queiram ir mais longe no universo da pesquisa científica.

“Nossa missão no Governo de Alagoas é incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica. Por isso estamos tão focados em trazer para o Estado programas e projetos que cumpram esse papel. Esses jovens provam que em Alagoas existem grandes talentos que estão construindo um futuro pelos caminhos da inovação. Isso é só o começo, temos muito a fazer ainda pela ciência, tecnologia e inovação no nosso Estado”, afirmou a secretária.

A Experiment-AL é um projeto da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e contou com o apoio das secretarias de estado da Saúde e da Ressocialização e Inclusão Social, além do Sebrae Alagoas, da água mineral Solara, da Casal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, da Gracom elementos visuais e da Labbits.

Confira os vencedores

1º do Ensino Fundamental

Projeto: HIDROPONIA
Escola: Escola Estadual Guedes Nogueira

2º do Ensino Fundamental

Projeto: Reutilização de Pneus para Pisos Táteis Sustentáveis
Escola: Escola SESI Industrial Abelardo Lopes

3º do Ensino Fundamental

Projeto: Luva Tenológica do Caio( LTC2): Um Auxílio Para Agentes
Escola: Colégio Santa Tereza

1º do Ensino Médio

Projeto: Bengala de Baixo Custo para auxiliar deficientes visuais: Protótipo feito com Materiais Recicláveis e sensores de Obstáculos da Modelix
Escola: Escola Estadual Ângelo de Abreu

2º do Ensino Médio

Projeto: Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo: a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos
Escola: Sesi Senai EBEP Carlos Guido F. Lobo

3º do Ensino Médio

Projeto: O ensino de Ciências e suas Tecnologias: Peça Teatral “Heróis da Ciência” construindo e protegendo cidades inteligentes e educadoras
Escola: Escola Estadual Graciliano Ramos

Menção Honrosa:

1º Projeto do EJAI: Educação de Jovens, adultos e Idosos a participar da Experimental.

Projeto: Gênero MEME: Um Texto Multimodal Com Várias Implicações

 

Professor Destaque:

Daniel Barbosa de Lima

Escola Estadual Padre Francisco Correia- Santana do Ipanema- AL

 

Escola mais votada no voto Popular:

 Colégio Santa Tereza com o Projeto Luva Tecnológica do Caio

Município que mais inscreveu trabalhos

São Miguel dos Campos

19 trabalhos inscritos e 9 selecionados

Escola Destaque

Escola Sesi Senai Carlos Guido Ferrario Lobo

Primeira Edição © 2011