Pacientes receberão tratamento avançado para úlcera varicosa

06/11/2019 15:47

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Buscando prestar assistência adequada a pacientes portadores de doenças venosas crônicas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Atenção à Saúde, da Coordenação Geral da Atenção Especializada e Atenção Primária, promoveu o Curso de Atenção Integral ao Paciente Portador de Úlcera Varicosa. O treinamento ocorreu na manhã desta quarta (6) no auditório Djalma Brêda, localizado na Uncisal e foi direcionado a todos os profissionais que atuam na rede municipal de saúde.

De acordo com Ana Amâncio, representante da área técnica da Coordenação de Atenção Especializada da SMS, o curso tem como principal objetivo treinar os profissionais de saúde para avaliação, diagnóstico e tratamento de doença venosa crônica. “Nosso intuito é capacitar esses profissionais para que eles identifiquem e classifiquem o paciente que deve ser direcionado ao tratamento de escleroterapia com microespuma, que é um novo tipo de tratamento que está sendo ofertado para a população de Maceió e que foi credenciado através do último chamamento público de entidades para contratualização. É, sem dúvida, um grande ganho para Maceió que esse tratamento esteja sendo ofertado pelo SUS”, comemorou.

A escleroterapia com espuma é um tipo de tratamento que elimina completamente as varizes e pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que elas desapareçam. Esse tipo de tratamento era ofertado apenas para pacientes de convênios e particulares, mas agora os pacientes do SUS podem ter acesso, desde que não seja para fins estéticos. Esse serviço é 100% regulado pelo Complexo Regulador de Maceió (CORA) e é indicado como tratamento eletivo para pacientes com doença venosa crônica, ou seja, alteração na pele com úlcera ativa ou cicatrizada.

Guilherme Pitta, cirurgião vascular e professor adjunto do curso de Medicina da Uncisal, explicou a quem é direcionado esse tratamento. “A escleroterapia é para pacientes com varizes em grau avançado quem têm feridas fechadas ou abertas. Hoje estamos capacitando os profissionais do município para que eles possam identificar esses pacientes que têm feridas e varizes grandes e selecioná-los para o tratamento. O grupo Cendovascular, que funciona dentro do Hospital Memorial Arthur Ramos, atenderá esses usuários”, afirmou o cirurgião.

“Esse é um importante avanço para a população de baixa renda que não tem acesso à saúde suplementar por meio dos convênios e agora conta com essa nova forma de tratamento, que é ambulatorial e que busca olhar o paciente como um todo, pois além do tratamento esse paciente também recebe as meias elásticas, suporte psicológico e apoio nutricional, já que muitos pacientes que tem essas varizes também apresentam obesidade”, completou Guilherme Pitta.

A capacitação foi ministrada por Guilherme Pitta, Ana Amâncio, Ademar Araújo (cirurgião vascular e professor-assistente do curso de Medicina da Uncisal) e Raimundo Fagner Farias (residente em cirurgia vascular do Hospital Arthur Ramos) e contou com a presença de profissionais das Unidades Básicas de Saúde, das unidades de referência, PAM Salgadinho, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Consultório na Rua e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), entre outros. O evento também foi uma parceria entre SMS, Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) da UFAL e grupo Cendovascular.

Apresentação de Fluxuograma

Ana Amâncio, representante da área técnica da Coordenação de Atenção Especializada da SMS, disse como funcionarão os atendimentos no município. “O primeiro passo é uma consulta com um cirurgião vascular, que é feita por meio de reserva técnica. Os casos de urgência serão encaminhados para o Hospital Geral do Estado e as Unidades de Pronto Atendimento. Após a avaliação médica e dependendo do caso, existe a contrarreferência, onde o usuário pode ser reencaminhado para o acompanhamento nas UBS”, explicou.

Para Raimundo Fagner Farias, residente em cirurgia vascular pelo Arthur Ramos, o novo tratamento traz impactos positivos na qualidade de vida do paciente. “A partir do momento que a gente consegue simplificar e trazer o paciente para esse acesso que até então era restrito, a gente consegue fazer uma melhoria em sua qualidade de vida. Melhora a relação familiar, visto que esse é um problema que exige a dedicação de todos os membros da família e a gente consegue prover saúde, porque conseguimos cicatrizar uma ferida, diminuir inchaços e evitar novas complicações, tirando o paciente de uma situação que o impossibilitava. O procedimento exige menos esforço que uma cirurgia,  embora tenha seus riscos e limitações. Mas é ideal para o paciente que não conseguia um agendamento cirúrgico rápido”, destacou.

Sinais e sintomas

A úlcera varicosa é uma ferida profunda na pela que ocorre quando o sangue não circula de volta ao coração, geralmente afetando pernas e pés. É um problema muito frequente em idosos, mulheres e em pessoas com dificuldade de locomoção. Tem como principais sintomas dor, prurido, sensação de perna pesada, queimação, latejamento e normalmente causa erupções na pele onde se desenvolve uma ferida aberta.

Primeira Edição © 2011