Programa de Compliance da Sefaz é destaque em evento

05/11/2019 16:53

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) foi representada, nesta terça-feira (5), pelo Assessor Especial de Ética e Compliance, Rodrigo Miranda, no I Seminário de Integridade, Governança, Gestão de Riscos e Integridade nos setores Público e Privado, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco.  

O evento reuniu profissionais na área de Compliance e Programas de Integridade, cenário este aonde o caso de sucesso da Sefaz, vem se destacando nacionalmente.

“Eu participei do painel "Programa de Integridade no Setor Público: Desafios para a implantação de uma nova Governança Pública". Na oportunidade, expliquei todo o trabalho e organização que fizemos para dar início ao Compliance na Fazenda”, explica Rodrigo.

Sobre a implantação do Compliance

A iniciativa teve início em abril de 2018 com a contratação de uma empresa especializada, referência mundial nos temas relacionados à ética e programas de integridade. A Fazenda tornou-se, assim, o primeiro ente da administração direta estadual no País a implementar um Programa de Compliance.

A palavra tem origem inglesa, do verbo “to comply“, que significa “cumprir”. Na prática, significa que a Sefaz trabalha em conformidade com as leis, princípios e comportamentos éticos, regimentos e regulamentos internos e externos, permitindo a integridade e a transparência na condução das atividades.

Primeira Edição © 2011