Com quadras poliesportivas, Prefeitura de Maceió fortalece ensino e convívio social

25/10/2019 19:46

A- A+

Ascom Secom Maceió

compartilhar:

Nos últimos anos, a educação pública de Maceió tem dado saltos importantes. O crescimento dos índices de avaliação é resultado do fortalecimento de ações em todas as áreas da cidade, como merenda saudável, estruturas de qualidade e muita cultura nas unidades de ensino. Nesse sentido, ganha destaque a reestruturação das quadras poliesportivas. Este ano, já foram entregues cinco quadras. Outras cinco estão com as obras em fase de conclusão, além de um ginásio poliesportivo.

As Escolas Municipais Frei Damião (Conjunto Frei Damião), Petrônio Viana (Conjunto Carminha), Baltazar de Mendonça (Jacintinho), Hévia Valéria (Village Campestre I) e Donizete Calheiros (Santa Lúcia) já receberam a quadra totalmente restaurada. Esses espaços, além de fundamental para o currículo escolar, funcionam como instrumento de promoção de saúde, de desenvolvimento social e garantem que os estudantes passem o maior tempo possível na escola.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a requalificação das quadras é parte do empenho da Prefeitura para fomentar educação em tempo integral. “Quando os estudantes permanecem na escola, além da parte esportiva e cultural, eles têm todo o apoio pedagógico e reforço do básico, como Português e Matemática. As quadras se juntam às bibliotecas, estimulando, cada vez mais, a permanência dos estudantes da escola. São equipamentos importantes para a formação dos estudantes”, disse o gestor.

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura destinou R$ 3,9 milhões em recursos próprios para a reforma das quadras, que além das escolas, beneficiam também as comunidades do entorno. “Estamos falando de regiões carentes de opções de lazer. Fico feliz de entrar numa escola e entregar uma quadra poliesportiva, que sabemos fazer a diferença na vida da comunidade”, comenta Palmeira.

Na Chã da Jaqueira, por exemplo, a quadra da Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga ainda não foi entregue, mas os ofícios para usar a estrutura já chegaram para a diretoria. Wilma Lima, gestora da escola, fala que revitalização representa um importante reforço.  “Um ganho de 100%” para a comunidade escolar. Já temos muitas solicitações para uso do espaço. Todas as noites já estão preenchidas, com grupos de capoeira, futsal, vôlei e muito mais”, comemorou.

Se pais de alunos e moradores já estão ansiosos para usar o ambiente, imaginem os estudantes. Ângelo Torres tem 10 anos e está no 5º ano da Escola Municipal Sérgio Luiz. “Estou muito feliz e ansioso para poder jogar futebol, basquete e queimado. Antes, já era bom, agora vai ficar bem melhor. Vai ficar ótimo”, finalizou.

O projeto de requalificação das quadras contempla vestiários feminino e masculino, piso, coberta, acessibilidade, pintura geral e melhorias na estrutura da escola.

Primeira Edição © 2011