Espaço urbano: AL recebe encontro pioneiro para discutir melhorias

14/10/2019 17:57

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um evento que pretende reunir especialistas, acadêmicos e sociedade civil para discutir os desafios da urbanização e propor alternativas para as cidades. Essa é a proposta do I Encontro de Pensadores Urbanos Alagoas, evento com temática pioneira no estado, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 deste mês, no Centro Universitário Tiradentes, no bairro Cruz das Almas, em Maceió. 

A iniciativa é idealizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Alagoas (IAB/AL), Unit/AL, Sebrae e ONU – Habitat Alagoas. Em todo o país, propostas de apenas dois estados foram selecionadas para a chamada global do ONU-Habitat, e Alagoas foi um deles.

Diálogo

Segundo o chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Renan Silva, a discussão proposta é importante para que a troca de experiências seja viabilizada. "Todo mundo que habita a cidade é um pensador urbano, reconhece problemas e tem ideias de como solucioná-los. A questão é que muitas dessas soluções acabam ficando no senso comum. Espaços como o promovido pelo Encontro de Pensadores Urbanos são fundamentais para que os debates sejam qualificados e a capacidade de promover o desenvolvimento de nossas cidades seja potencializada”, explica.

Já o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, reforça que o evento tem o objetivo de aproximar as múltiplas esferas sociais da gestão pública. “Através das palestras e das mesas de debate entre os pesquisadores, profissionais da área e participantes, todos terão a oportunidade de opinar e buscar, em conjunto, alternativas de melhoria para o espaço urbano. Esse evento pode ser o ponto de partida para mudanças em nossas cidades”, afirma.

Participação

O estudante de arquitetura e urbanismo da Ufal Campus Arapiraca, Ruan Victor, soube do Encontro pelas redes sociais, se interessou pela proposta do evento e o aguarda ansiosamente. “As expectativas são muito boas, já estive em outros eventos organizados pelo Governo do Estado e a ONU Habitat e todos trouxeram uma experiência bastante positiva e gratificante. Eventos assim são muito importantes para a formação do profissional, pois eles permitem um maior intercâmbio de ideias entre os participantes”

Ele ressalta a importância de abordar a temática em âmbito local. “É preciso repensar a forma como planejamos e gerimos as nossas cidades. O mais importante é quando essas iniciativas são abraçadas pelo poder público porque demonstra um interesse do governo na temática e na capacitação dos profissionais, principalmente em um encontro regional com pessoas que atuam aqui no estado. Aqui em Alagoas tem muita gente capacitada para gerir nossas cidades”.

Primeira Edição © 2011