Educação ambiental está na programação do 10º Governo Presente

As atividades serão desenvolvidas pela equipe do IMA com crianças, jovens e adultos de quatro municípios

03/10/2019 18:47

A- A+

Ascom IMA

compartilhar:

A equipe de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) preparou uma programação, com alguns dos projetos mais importantes do setor, para a 10ª edição do Governo Presente. As atividades envolvem plantio de árvores nativas, jogos e brincadeiras ambientais para sensibilizar crianças e adolescentes, oficina de produção de sabão ecológico.

As atividades desenvolvidas pela equipe do Instituto começam na manhã da quinta-feira (03), em Taquarana. Como parte do projeto Alagoas Mais Verde serão plantadas 500 mudas nativas, para colaborar com a recuperação de uma área marginal de lagoa. Ao mesmo tempo, cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Álvaro Paz participarão das atividades da Caravana Ambiental, em Campo Alegre.

No mesmo dia, em dois diferentes horários, haverá uma oficina de fabricação de sabão a partir de óleo usado em frituras. A atividade acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Campo Alegre. A oficina acontece novamente, na sexta-feira (04), no CRAS de São Sebastião.

Segundo Mirela Cavalcante, consultora ambiental do IMA/AL, “para cada um dos três momentos da oficina de sabão são esperadas 30 mulheres, em média”. A ação colabora com a diminuição de lançamento do resíduo no ambiente, como também com o desenvolvimento de uma atividade que pode gerar algum tipo de renda ou diminuir gastos com a compra de sabão.

“A ideia é mostrar às mulheres que elas podem ter uma atividade extra para compor a renda da família com a fabricação de um produto de qualidade, ecológico e com uma matéria prima que temos em casa. Claro também falar sobre a importância de armazenar e destinar o óleo corretamente, assim como os impactos que ele causa no meio ambiente quando descartado de forma errada”, comentou Mirela Cavalcante.

Ainda no segundo dia do Governo Presente, sexta-feira (04), os jogos e brincadeiras educativas desenvolvidas pela equipe como parte da Caravana Ambiental acontecem em Taquarana, na Escola Municipal Barão de Rio Branco. A perspectiva é que participem 150 pessoas, entre estudantes e professores.

As ações do Governo Presente acontecem a partir da quinta-feira (03), até o sábado (05), nos municípios de Arapiraca, Taquarana, Coité do Nóia,Olho D’agua Grande, Craíbas, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Campo Grande, Campo Alegre, Feira Grande, São Sebastião, Limoeiro de Anadia e Igaci.

Primeira Edição © 2011