Programa Nova Maceió estimula desenvolvimento econômico

28/09/2019 17:39

A- A+

Ascom Seminfra

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió lançou no mês de agosto o Programa Nova Maceió, que levará obras de infraestrutura para mais de 400 ruas da capital. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o programa tem como meta pavimentar e recapear mais de 400 mil metros quadrados de vias, construir mais de 40 mil metros de redes de drenagem de águas pluviais e mais de 100 mil metros de redes coletoras de esgoto.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mac Lira, Maceió irá investir recursos na ordem de 70 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 400 milhões de reais. A verba é proveniente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf e Governo Federal, além de recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

A contrapartida do município será na parte de drenagem e esgotamento sanitário, que de acordo com Mac, é fundamental para o município. Em Maceió, a concessão para a gestão do saneamento básico, no eixo esgotamento sanitário, é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), mas o município de Maceió irá sanear essas ruas que receberão o pavimento dentro do Programa Nova Maceió.
“A parte alta da cidade não dispõe de saneamento, a maioria tem fossas e sumidouros e isso traz transtornos pra todo mundo”, explicou Mac, ressaltando que a ênfase do Programa é em bairros do litoral norte e também da região de tabuleiros.

“Nossas obras são construídas com um sistema de drenagem bem dimensionado e adequado para receber as águas em períodos de chuvas”, diz Mac Lira, secretário de Infraestrutura. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióInicialmente, serão contemplados os bairros Cidade Universitária, Clima Bom, Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia, e no Litoral Norte, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca.

“São obras com drenagem profunda, de verdade, em bairros onde nós construímos verdadeiras cidades planejadas, a exemplo do Residencial Maceió I, que somente lá tem 3.900 unidades habitacionais”, explica o secretário. Mac ressalta que esses bairros construídos em tabuleiros precisam ter um escoamento das águas pluviais, de forma adequada.

Ele lembra que Maceió recebeu investimentos em sistema de macrodrenagem, no passado, mas não tinha ligação suficiente para escoar toda a água dos grandes conjuntos. “Agora, nossas obras são construídas com um sistema de drenagem bem dimensionado e adequado para receber as águas em períodos de chuvas”.

Para o Prefeito Rui Palmeira, “as obras são muito importantes para elevar Maceió a uma condição de cidade que se preocupa com a qualidade de vida da população e com o desenvolvimento econômico. “Somos uma cidade turística, estamos trabalhando para estruturar melhor as áreas litorâneas, mas sem desprezar as nossas regiões de expansão, como a parte alta da cidade, por exemplo”, afirma o prefeito.

Rui afirma que o desenvolvimento de uma cidade está diretamente ligado à execução de obras de infraestrutura, e com essa visão, ele tem buscado investir em programas que resultem em uma Maceió cada vez mais urbanizada. “Dessa forma, contribuímos para a qualidade de vida da população e o crescimento econômico do município”, diz.

Até o momento, a Prefeitura já assinou ordens de serviço para o bairro Cidade Universitária, onde serão pavimentadas as Avenidas José Moura Rocha, mais conhecida como Rua da Forene, Humberto Gomes de Barros e Cachoeira do Meirim II. O prefeito também autorizou o recapeamento de todas as vias do Centro de Maceió, da Rua São Francisco, na principal do Ouro Preto e autorizou a continuidade das obras da Ecovia Norte, que interliga o bairro do Benedito Bentes ao bairro de Guaxuma.

Primeira Edição © 2011