Mais de 200 mil pessoas devem ser atendidas na 10ª edição

27/09/2019 15:00

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A 10ª edição do Governo Presente vai ultrapassar a casa de 200 mil pessoas atendidas, somadas às outras edições do Programa que tem levado cidadania a milhares de alagoanos desde 2015. O anúncio foi feito pelo secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, pasta coordenadora da ação, durante Live, conduzida pelo radialista Luiz Filho, para as redes sociais do Governo de Alagoas na quinta-feira (26).

O Governo Presente beneficiará oito municípios da região Agreste e chega com uma série de novidades nos dias 3, 4 e 5 de outubro ao promover uma série de inaugurações de estradas, entregas de equipamentos e mutirões de serviços do Estado simultaneamente com estimativa de atender cerca de 30 mil pessoas. “Temos contabilizados o equivalente a 186 mil atendimentos nas nove edições do Governo Presente, levando cidadania para as pessoas, entre entregas de obras, estradas, equipamentos de saúde, educação, em todas as regiões do Estado”, informou o secretário.

Entre as novidades nesta 10ª edição, segundo Farias, logo na abertura do evento, às 9h, em Arapiraca, a Segurança Pública ganhará reforço com a entrega de quase 40 novas viaturas policiais e a expansão do sistema de rádio digital, que passará a cobrir 100% do território estadual.

“O sistema de rádio digital é um marco para o Estado. Com os radiocomunicadores, a comunicação entre os agentes acontece em tempo real, dando mais agilidade às ações policiais. Além disso, a rede criptografada traz segurança às operações e estratégias”, anunciou o secretário.

Ainda na área de segurança, outro benefício chegará ao município de Taquarana, com a entrega do novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) Tipo 1, que reforçará a segurança do entorno. Com investimento de R$ 1,84 milhão, o equipamento será inaugurado na sexta-feira (4), às 11h30, e abrigará a Polícia Militar e a delegacia de Polícia Civil em um só prédio, ofertando atendimento 24h à população.

Outra novidade, acrescentou Farias, será o lançamento da segunda etapa do Programa Dose Certa na Atenção Básica, que distribui medicamentos da Farmácia Básica para toda a população dos municípios que serão beneficiados nesta edição. O lançamento será às 9h, no estacionamento do Arapiraca Garden Shopping. Só durante o Governo Presente, R$ 1,2 milhão em medicamentos serão entregues a 13 municípios: Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D'Água Grande.

Na área de infraestrutura, o Governo entregará os acessos ao município de Craíbas e a entrega da rodovia que dá acesso à Vila São Francisco, em Arapiraca, que vai mudar a vida da população, que há 30 anos espera pela obra. Os 6 km de estrada atendem também os povoados Alto dos Galdinos, Vila Fernandes, Lagoa Cavada, Vila Pau Ferro, o conjunto Jardim das Paineiras e o bairro Cavaco. Além de promover mobilidade e segurança viária aos moradores, a rodovia facilita o escoamento da produção agrária e integra as comunidades à rota do desenvolvimento do Agreste.

Outra ação na área de saúde ocorrerá no estacionamento do Garden Shopping, com o Circuito Saúde, durante todo o dia 4. O Circuito levará consultas e exames médicos à população.

Governo  Presente, uma ideia de cidadania e proximidade que se estabeleceu desde 2015 

Uma ação que deu certo, um caminho que não tem mais volta. Assim pode ser definida a ação denominada de Governo Presente, criada para aproximar o Estado das populações dos recantos mais longínquos do interior de Alagoas, esquecidas ao longo do tempo por outras gestões.  A ação ocorre através da prestação de serviços de cidadania, saúde, educação, infraestrutura e lazer aos municípios fora da região metropolitana do Estado, seguindo um dos três pilares da gestão Renan Filho: a proximidade, além da transparência e da ética.

Esta proximidade fez o homem e a mulher simples do campo ou longe da capital sentirem-se cidadãos e cidadãs com direitos e deveres reconhecidos pelo Estado.    

A primeira edição do Governo Presente foi realizada em abril de 2015, no município de Arapiraca e municípios circunvizinhos. Foram criadas duas Arenas com diferentes serviços que funcionaram durante os dois dias de evento. A Arena da Cidadania era o local para a emissão de documentos e atendimentos básicos de saúde, enquanto que a Arena do Saber e do Lazer concentrava atividades de educação, lazer e esporte para crianças e jovens.

A agenda do Governador também foi destaque na primeira edição do Governo Presente. Foram realizadas reuniões e audiências, inaugurações e assinaturas de Ordem de Serviço.

Primeira Edição © 2011