Festa leva atividades e diversão para usuários do Caps

24/09/2019 18:17

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Há 13 anos o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Dr. Everaldo Moreira acolhe dependentes químicos em Maceió, como é o caso de Lucas Anderson, morador do bairro Cidade Universitária. Frequentando a unidade desde 2015, ele conta que já participou de outros grupos, mas se identificou com o modelo utilizado no Caps.

“Aqui nós temos vários profissionais e momentos de recreação, como capoeira, música e dança, além de momentos de reflexão, que cada usuário faz sobre a sua vida”, relata Lucas, que é professor de Português e Espanhol.

Acompanhado do filho na festa de comemoração, o usuário destaca as suas atividades preferidas. “Eu gosto muito de participar das atividades ocupacionais. A gente tem uma terapeuta aqui e cada pessoa está construindo um livro. Eu falo do meu tratamento e um pouco da minha história de vida, no meu livro. Ela nos deixa a vontade pra escrever sobre o que quisermos no momento, para expressar nossos sentimentos dentro desse material”, explica o usuário, que já tem livros de poemas que ainda não foram publicados.

Localizado no Farol, o serviço é portas abertas, ou seja, o usuário não precisa de encaminhamento, baste se dirigir à unidade, que será realizado o acolhimento, que é um primeiro atendimento humanizado, com o intuito de detectar as necessidades do paciente. O Caps AD é responsável por realizar o atendimento às pessoas que apresentam dificuldades relacionadas ao abuso de álcool e drogas.

“O CAPS AD foi criado com o intuito de cuidar do usuário de álcool e outras drogas para que ele não chegue a níveis mais elevados de dependência, em que a única saída venha a ser o internamento”, ressalta Izolda Dias, gerente de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde . “É um projeto que começou há 13 anos e, hoje, olhando para trás, posso dizer que teve êxito e tem uma importância grandiosa na vida de todos que fazem parte dele”, completou.

Luana Vieira está há seis meses no Caps AD e frisa a importância do tratamento para sua reintegração. “Hoje, graças a Deus, estou limpa. Frequento porque acredito na possibilidade de me recuperar mais ainda. Porque não é fácil você sair do crack, às vezes bate a abstinência e eu venho pra cá, porque acredito na minha recuperação e porque há vários profissionais que nos ajudam, conversam com a gente e todos vão se ajudando”, relatou.

Com a presença de profissionais, usuários e familiares, a programação contou com brincadeiras e lanches que remetem à festa de aniversário infantil, envolvendo a temática “Voltando a ser criança”. A comemoração teve ainda a presença de Paty Maionese, do grupo de batuque do Consultório na Rua e do coral “Voa Voa” do Caps Noraci Pedrosa, além da apresentação dos usuários da unidade.

Para Roberta Dorvillé Moreira, gerente da unidade, a partir da interação que acontece no evento, é possível que haja um resgate em diversos âmbitos da vida dos participantes. “Esse é um dia em que buscamos passar o protagonismo para o usuário, proporcionando momentos únicos a todos eles ao resgatar sua autoestima, fortalecer seus vínculos sociais e mostrar o quanto são capazes de criar um novo olhar sobre a vida”, destacou.

O Caps AD fica na rua Barão José Miguel, no Farol, e é destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas. O atendimento acontece todos os dias da semana, incluindo os finais de semana e feriados, 24 horas por dia.

Primeira Edição © 2011