Cras conscientiza usuários sobre Luta da Pessoa com Deficiência

23/09/2019 17:35

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado realizou neste final de semana atividades que proporcionaram momentos de reflexão para os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV).

Para Djane Pacheco, coordenadora do Cras, essas ações são de suma importância para que  cada vez os usuários do Cras se conscientizem mais sobre o tema. “Com as dinâmicas inclusivas, os usuários puderam sentir as dificuldades diárias de um deficiente, sejam de mobilidade, visual, auditiva ou até pela falta de espaço de trabalho. Eles também puderam perceber as dificuldades enfrentadas em restaurantes, bares e lanchonetes, que muitas vezes não dão condições para que pessoas com deficiência possam usufruir de seus direitos”, explicou Djane.

Mais de 70 pessoas participaram das atividades sobre qualidade de vida, respeito às diferenças e garantias dos direitos para as pessoas portadoras de deficiência.

As crianças do SCFV e do grupo escoteiros que estavam presentes ao evento puderam vivenciar atividades físicas, esportivas e trabalhos manuais, onde foram impostas limitações para que pudesse ser gerada uma discussão acerca do tema.

De acordo com Tacyana Andrade, coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Dia Nacional de Luta reforça a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visem inserir essas pessoas na sociedade de forma igualitária, como forma de garantir a integralização desvencilhada de qualquer tipo de preconceito.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro. Ele foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Primeira Edição © 2011