Limoeiro de Anadia recebe Feira Agrária do Crédito Fundiário

Desenvolvida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) a ação acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro pela primeira vez no município

17/09/2019 18:10

A- A+

Iteral Ascom

compartilhar:

A Feira Agrária do Crédito Fundiário é um projeto do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – que ocorre em parceria com as prefeituras. O município de Limoeiro de Anadia, situado na região do agreste alagoano, será contemplado nos dias 18 e 19 de setembro, na Praça de Eventos. A solenidade de abertura acontecerá no dia 18 às 9hs, com a presença de várias autoridades.

Estarão comercializando seus produtos: pequenos produtores dos povoados locais; agricultores das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); representantes das comunidades quilombolas Carrasco (Arapiraca), Jussara e Mariana (Santana do Mundaú); além de trabalhadores rurais acampados na Fazenda Coração de Maria em Teotônio Vilela.

O projeto tem contribuído para o fortalecimento do escoamento da produção da agricultura familiar, valoriza o trabalho, e eleva a autoestima dessas famílias camponesas. No mesmo espaço, temos o melhor da agricultura familiar, comidas típicas, artesanato e apresentações artísticas. A feira tem sido um sucesso por onde tem passado”, declarou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.

A programação cultural é totalmente gratuita, no primeiro dia terá a apresentação da Banda Fanfarra da Escola Nossa Senhora da Conceição, o Grupo infantil de flauta e à noite o grande show de Geraldo Cardoso - Matuto de luxo. No segundo dia, o público irá conferir as apresentações artísticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - CRAS/Assistência e da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura também executará serviços à população como: vacinação; testes rápidos de HIV e sífilis; entrega de preservativos e materiais educativos; orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor; além de atendimento na área da assistência sobre o bolsa família e a carteiro do idoso.

Para nós essa feira é uma novidade. A gente ouviu falar muito bem dessa feira que dar um movimento muito bacana nas cidades e de pronto solicitamos uma realização de uma edição em nosso município” destacou o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues Barbosa.

PNCF

O Programa Nacional do Crédito Fundiário foi criado pelo Governo Federal em 2003. Trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. Busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento; além de investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico.  Atualmente, o Estado de Alagoas possui aproximadamente 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Primeira Edição © 2011